quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Luiz Tatit (algumas canções)

Para a Rosina





AQUI!



Comentário básico:
Viva o Tatit!
\o/
Adelidia Chiarelli



VISITE O SITE


Senado deve voltar a debater acordo ortográfico

JC e-mail 4394, de 29 de Novembro de 2011.
Senado deve voltar a debater acordo ortográfico


Novo uso do hífen, resistência de alguns países e dificuldades dos professores em compreender e repassar as novas regras são alguns dos argumentos.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) solicitará que a Comissão de Educação do Senado (CE) promova no início do ano que vem uma audiência pública sobre o novo acordo ortográfico. Enquanto o Brasil deve concluir a implementação do acordo em 2013, outros países de língua portuguesa enfrentam resistências - inclusive Portugal. Uma das providências que podem ser estudadas pelo Senado é a criação de um grupo de trabalho sobre o assunto.

Ana Amélia anunciou a audiência logo após se reunir, nesta segunda-feira (28), com o professor Ernani Pimentel. Autor de diversas críticas ao novo acordo ortográfico, o professor criou o Movimento Acordar Melhor para divulgar suas ideias. Continua

Óleo que vazou no Rio pode contaminar Baía de Guanabara

Via Estadão
Por Sérgio Torres
29.11.2011

Parte da substância recolhida do mar foi para um galpão em Duque de Caxias, escoou por ralos e atingiu o esgoto que chega na baía, diz a PF

O petróleo que há 23 dias vaza na Bacia de Campos pode atingir o litoral do Rio de forma jamais imaginada pelos especialistas. Trazido do oceano em barcos, o óleo recolhido no mar foi depositado no galpão de uma empresa na Baixada Fluminense. Parte dele escoou por ralos para valas de esgoto que acabam desaguando na já poluída Baía de Guanabara, na altura do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

“Com certeza os responsáveis pela Contecom (empresa subcontratada para armazenar a água oleosa - mistura de água salgada e petróleo) serão autuados. Pode ser mais de um crime ambiental”, afirmou o delegado da Polícia Federal (PF) Fábio Scliar. Continua





PF afirma que óleo recolhido das águas da Bacia de Campos ameaça contaminar rios



Jornal Nacional - 29.11.2011




O chocolate leva cacau, açúcar e mão de obra infantil






Via blog do Josias de Souza

Neonazistas picham muros da Cardeal

Via Jornal da Tarde
Por CAIO DO VALLE
MARICI CAPITELLI
29.11.2011

As pichações que há tempos poluem as ruas de Pinheiros, na zona oeste, vêm ganhando novos e preocupantes elementos gráficos nos últimos meses: suásticas e outros símbolos que remetem ao nazismo. Para a polícia, os rabiscos, que estão se tornando comuns em ruas como Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio, são estratégias de propagação de valores fascistas por grupos de skinheads.

A área é próxima ao Hospital Emílio Ribas, que recentemente teve o muro vandalizado com suásticas e outros dizeres nazistas. Policiais militares da Força Tática intensificarão a fiscalização da região a partir desta semana.

A delegada Margarette Barreto, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, diz que os pichadores querem chamar atenção e o grande fluxo de pessoas no bairro acaba sendo um estímulo. “Estamos fazendo monitoramento de câmeras e o levantamento de testemunhas para ver se identificamos quem está fazendo isso.”

De acordo com ela, as inscrições de intolerância estão aumentando na cidade e, geralmente, são feitas por grupos. “Enquanto um picha, outros ficam vigiando para ninguém passar e pegá-los.” Continua

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que Darwin diria ao homem contemporâneo – Jaime Vaz Brasil

Café Filosófico
CPFL Cultura





Jaime Vaz Brasil é psiquiatra



Links para outras palestras do Café Filosófico
podem ser encontrados aqui neste blog, à esquerda, em ET C.



Tratamento a usuário de drogas inclui castigos físicos e preconceito

Via blog do Noblat
Por Carolina Brígido, O Globo
29.11.2011

Relatório de Conselho de Psicologia mostra quadro alarmante no país

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou na segunda-feira relatório mostrando a situação de calamidade dos estabelecimentos para internação de usuários de drogas.

Nas visitas, foram identificadas irregularidades como castigos físicos, tortura, falta de higiene, trabalho forçado, preconceito contra homossexuais, obrigação de seguir credos específicos, impedimento de comunicação com o mundo externo, situações de humilhação e falta de alimentação apropriada. Em muitas instituições, os pacientes são proibidos de ter relações sexuais.

O documento foi elaborado após a realização de vistorias em 68 instituições de 24 unidades da federação nos dias 28 e 29 de setembro. As clínicas são privadas, mas algumas têm convênio com o poder público. Normalmente, os dependentes são levados pela família.

Na avaliação do conselho, o modelo de tratamento de dependentes praticado nos estabelecimentos é uma violação à Lei Antimanicomial, que prega a integração social e familiar do dependente ao longo do tratamento, e não o isolamento.

Um dos locais que mais chocou o conselho foi a Casa de Recuperação Valentes de Gideão, em Simões Filho (BA). Segundo os relatos, "os internos, ali dentro, vivem em condições insalubres e desumanas", com excrementos nos cantos e instalações elétricas precárias.

Não há vasos sanitários, apenas valas no chão. O esgoto é a céu aberto. Não há colchões ou roupa de cama. Os pacientes andam descalços, seminus e sujos. Casos de tuberculose são comuns, em decorrência do frio e da umidade.

Leia mais em O Globo

fonte

Aids ameaça nova geração

Via blog do Noblat
Por Catarina Alencastro, O Globo
29.11.2011

De 1998 a 2010 número de novos casos subiu no país, atingindo mais jovens gays


Aids matou no ano passado 11.965 pessoas no Brasil. O número de novos casos aumentou em todo o país entre 1998 e 2010, menos na região Sudeste. E a tendência de alta se manteve este ano no Norte e no Nordeste. Há 12 anos, a quantidade de novos registros de Aids no Norte foi de 729, uma taxa de 6,1 para cada 100 mil habitantes; em 2010, o número subiu para 3.274, elevando a taxa para 20,6 para cada 100 mil habitantes.

O Ministério da Saúde ainda não fechou a taxa deste ano, mas já contabiliza 1.391 novos casos na região. No Nordeste, 3.020 novos casos foram registrados em 1998, e no ano passado o número mais do que dobrou: 6.702. A taxa no período subiu de 6,6 por 100 mil habitantes para 12,6.

Os dados divulgados ontem no novo Boletim Epidemiológico Aids/DST mostram também que a incidência de infectados na população em geral se manteve estável no período, registrando até uma pequena queda, de 18,7 pra 17,9 casos para cada 100 mil habitantes.

A diminuição foi possível graças à redução registrada no Sudeste, que concentra 56,4% de todos os infectados pelo HIV no país. Na região, o número de casos caiu de 19.167 para 14.142 e a taxa, de 27,8 para 17,6 entre 1998 e 2010. O Sudeste também foi a única região a registrar redução no número de mortos.

Segundo o ministério, no Brasil o vírus atinge 0,6% da população entre 15 e 49 anos. De 1980 a junho de 2011, 608.230 pessoas foram registradas com o vírus da Aids no país.

Leia mais em O Globo


Leia também:
- Doença matou 9 por dia no Estado de São Paulo, no ano passado
- Em 10 anos, número de jovens gays do sexo masculino com aids cresce 60%
- Aumento de casos entre gays não surpreende

De casa, prefeito de Porto Velho presta serviços para empresas licitadas

Via Estadão
Por Nilton Salina
28.11.2011

Roberto Sobrinho (PT) aluga equipamentos para empresários que têm contratos com consórcios que constroem as Hidrelétricas do rio Madeira; ele garante que não há nenhuma ilegalidade

PORTO VELHO - Em Porto Velho, capital brasileira que proporcionalmente mais recebe dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Ministério Público do Estado (MPE) está apurando denúncia de o prefeito Roberto Sobrinho (PT) ter montado uma empresa em sua própria residência para prestar serviços indiretamente aos consórcios que constroem as Hidrelétricas do rio Madeira. Ele alugou equipamentos a empresários que têm contratos com os construtores das usinas.

De acordo com a denúncia, encaminhada pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), o município é responsável pela liberação de alvará de funcionamento às empresas contratadas diretamente pelos consórcios. Além disso, Sobrinho teria negociado compensações ambientais para Porto Velho com os construtores das Usinas de Santo Antônio e Jirau. Consta que dessa forma o prefeito estaria negociando com empresas que ele deveria fiscalizar. Continua

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Trabalhadores paralisam Belo Monte; indígenas dão ultimato a Norte Energia

Via Xingu Vivo
25.11.2011

Cerca de dois mil trabalhadores cruzaram novamente os braços desde a manhã de sexta-feira (25), no canteiro Belo Monte, principal obra da construção da usina hidrelétrica na região de Altamira (PA).


Quase dois mil trabalhadores cruzaram os braços nesta sexta, 25, por melhores condições de trabalho

Cerca de dois mil trabalhadores cruzaram novamente os braços desde a manhã de sexta-feira (25), no canteiro Belo Monte, principal obra da construção da usina hidrelétrica na região de Altamira (PA). O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pelo empreendimento havia se comprometido a responder as 16 reivindicações dos trabalhadores ontem, dia 24. Esta é a segunda paralisação no mês de novembro. Continua

O Ódio no Brasil – Leandro Karnal

Café Filosófico
CPFL Cultura






Leandro Karnal é historiador.



Palestra gravada no dia
23 de setembro de 2011 em Campinas.



Pesquisas realizadas pela FMUSP apontam os efeitos dos poluentes no sistema nervoso

Via EcoDebate
25.11.2011

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revela que os efeitos maléficos da poluição vão muito além do sistema respiratório. Os poluentes também atingem o sistema nervoso. A experiência conduzida pela bióloga Paula Bertacini submeteu embriões de galinha ao efeito dos poluentes e concluiu, logo na primeira fase do experimento, que as partículas provocam uma redução no número de neurônios e geram falha de desenvolvimento. Matéria de Julio Cabral, no Correio Braziliense.

A pesquisa partiu da coleta de amostras de poluentes no Bairro da Consolação, Centro de São Paulo, onde está localizada a Faculdade de Medicina. Muito movimentado e eternamente congestionado, o lugar foi escolhido pela poluição veicular, com grande participação de veículos pesados a diesel, automóveis e motocicletas — um local que poderia ser em qualquer outro grande centro, ressalta a pesquisadora.

O estudo, parte do doutorado de Paula Bertacini, começou em 2007. A cientista explica que, como não foram observadas alterações externas nos animais em ambientes controlados, a pesquisa passou a buscar mudanças internas, em tecidos. A iniciativa faz parte do programa do Laboratório de Poluição Atmosférica Ambiental (LPAE) da faculdade e conta com a coordenação de Paulo Saldiva, que também é coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental. O grupo de pesquisa do laboratório já estudou os efeitos nocivos dos poluentes sobre os sistemas respiratório, cardiovascular, endócrino e reprodutor. Continua

Brasil virou ‘refúgio’ de espanhois que fogem da crise

Via UOL/Josias de Souza
27.11.2011





Operadora de Fukushima teria descartado investir em prevenção

Via Folha.com/EFE
28.11.2011

A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora do complexo nuclear de Fukushima afetado pelo grande tsunami de março, refutou em 2008 a possibilidade de que um tsunami com mais de dez metros atingisse a usina e descartou investir em mais segurança na central, informa nesta segunda-feira a agência de notícias Kyodo.

Um departamento interno elaborou há três anos um estudo de proteção no qual sugeriu a hipótese de que um tsunami de 10,2 metros afetasse a usina nuclear, desenhada na década de 1970 para resistir ondas de até 5,7 metros.

Na época, segundo a Kyodo --que cita uma fonte da Tepco--, os responsáveis do departamento de supervisão nuclear consideraram irrealista o risco de um tsunami de mais de dez metros e, por isso, rejeitaram a necessidade de uma melhora imediata da proteção da usina. Continua

domingo, 27 de novembro de 2011

A Europa e o ódio ao “outro” – Dante Claramonte Gallian

Café Filosófico
CPFL Cultura






Dante Claramonte Gallian é historiador


Palestra gravada no dia
30 de setembro de 2011 em Campinas.


Links para outras palestras do Café Filosófico
podem ser encontrados aqui neste blog, à esquerda, em ET C.


A chave para Durban

Via Ecopolítica
Por Sérgio Abranches
24.11.2011

A COP17 começa na próxima segunda-feira em Durban, África do Sul, com a agenda paralisada pelo impasse. Os negociadores terão que encontrar um caminho de compromisso que evite o colapso da cúpula e que ele leve consigo toda a arquitetura das Nações Unidas para a política global do clima.
O foco central das conversas será o segundo período de compromissos do Protocolo de Quioto. O primeiro se esgotará em dezembro de 2012. Os países desenvolvidos chegarão a Durban divididos nessa questão chave. Os negociadores do EUA simplesmente dizem que esse assunto não é com eles, porque o Congresso de seu país se recusou a ratificar o Protocolo. Portanto não são parte nessa conversa. Algumas economias desenvolvidas que são partes do Protocolo, já afirmaram seguidas vezes que não participarão de um segundo período. Sua prioridade é para um novo acordo internacional com força legal (“vinculante”) que alcance todos os grandes emissores de gases estufa, desenvolvidos e em desenvolvimento, principalmente EUA e China. Kim Chapman, da Bloomberg, relata que Todd Stern, o negociador-chefe do EUA, disse a repórteres em coletiva no dia 18 de novembro que seria “prematuro decidir sobre qual a forma legal definitiva [de um novo acordo internacional], antes que se tenha uma ideia melhor de qual seria seu conteúdo”. Stern disse ainda que qualquer acordo com força legal (vinculante) do qual seu país participe teria que ser “altamente simétrico” e requerer ação compulsória de todos os grandes emissores, como China, e não apenas das economias industrializadas. Já o ouvi dizer o mesmo, inclusive listando, também, Índia e Brasil. Continua

Petrobras registra mais vazamentos do que a Chevron

Via blog do Noblat
27.11.2011

Bruno Rosa e Ramona Ordoñez, O Globo

Os vazamentos de petróleo no Brasil são mais comuns do que se pensa. Só a Petrobras, a maior empresa do setor, encerrou o ano passado poluindo mais e recebendo um grande volume de autos de infração dos órgãos de fiscalização.

Em 2010, a estatal registrou 57 vazamentos, contra 56 ocorrências em 2009. O volume de petróleo e derivados derramado cresceu cerca de 163%, pulando de 1.597 mil barris, em 2009, para 4.201 mil barris espalhados na natureza no ano passado, quase o dobro dos 2.400 barris que teriam vazado do poço da Chevron no campo de Frade (Bacia de Campos), onde a Petrobras tem 30%.

O óleo vazado pela Petrobras em 2010 foi o maior em pelo menos quatro anos, segundo levantamento do GLOBO com base em seus relatórios de sustentabilidade. O número ficou acima do Limite Máximo Admissível, índice anual usado pela estatal, de 3.895 mil barris.

Especialistas dizem que as empresas não estão investindo o suficiente em sistemas de segurança e ressaltam que os desafios são maiores com o pré-sal.

Leia mais em Vazamentos da Petrobras: o dobro do óleo derramado pela Chevron

Leia também Vazamento de gás em plataforma foi controlado, diz Petrobras

Nova denúncia faz oposição cobrar saída imediata de Lupi

Via Folha.com
Por ANDREZA MATAIS
FELIPE SELIGMAN
26.11.2011

Líderes da oposição cobraram neste sábado (26) da presidente Dilma Rousseff a demissão do ministro Carlos Lupi (Trabalho) após a revelação de que ele foi durante cerca de seis anos funcionário fantasma da Câmara dos Deputados. A avaliação é que o fato atinge diretamente o ministro ao envolvê-lo numa atitude questionável eticamente.

A Folha revelou na sua edição de hoje que o ministro foi funcionário da Câmara de 2000 a 2006, lotado na liderança do PDT como assessor técnico. Nesse período ele foi vice e presidente nacional do partido e, segundo relatos de deputados, ex-deputados e assessores exerciam funções exclusivamente partidárias. Continua

sábado, 26 de novembro de 2011

Para a minha mãe!

Para minha mãe,
que completaria hoje 93 anos.
Ki saudades!!!!!









Cientistas anunciam a descoberta de “novo” dinossauro

Via Agência USP de Notícias
24.11.2011

Rosemeire Soares Talamone, do Serviço de Comunicação Social da Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto

O Pampadromaeus faz parte
do grupo de dinossauros
 com hábitos herbívoro
Pesquisadores anunciaram na manhã desta quinta-feira (24) a descoberta do Pampadromaeus Barbarebai, um dos mais antigos membros da linhagem dos dinossauros sauropodomorfos, animal que viveu na Idade Triássica, há mais de 220 milhões de anos na América do Sul. Os esqueletos desse “novo” dino foram coletados em rochas da região central do Rio Grande do Sul, no município de Agudo, em 2006, mas somente este ano tiveram suas características desvendadas. O anúncio foi realizado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, no Rio Grande do Sul.

Os cientistas concluíram que o animal faz parte do grupo de dinossauros caracterizado pelo hábito tipicamente herbívoro e pelo grande tamanho de alguns de seus membros, como os saurópodos titanossauros, comuns no Cretáceo brasileiro. Entretanto, o Pampadromaeus tinha pouco mais de 1 metro de comprimento, e se alimentava de praticamente qualquer alimento macio que pudesse abocanhar, sejam pequenos animais ou matéria vegetal. Não foram encontradas penas, mas, dizem os pesquisadores, que tudo indica que ele pode ter tido. Continua

Mário Lago, 100 anos

Via RPM - Cultura Brasil
Apresentado originalmente na RCB
em 20 de novembro de 2011
Apresentação: Roberta Martinelli
Produção: Eduardo Weber



AQUI!






Jornal Nacional - 25.11.2011



Ibama embarga siderúrgicas acusadas de trabalho escravo e devastação no Pará

Via Estadão
25.11.2011

Após denúncias do Observatório Social, foram responsabilizadas três siderúrgicas de Marabá: a Sidepar, a Cosipar e a Siderúrgica Ibérica

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) está embargando as maiores siderúrgicas de Marabá, no Pará. O órgão comprovou o que foi apontado pela pesquisa "O Aço da Devastação", publicada em junho de 2011 pela revista do Observatório Social.

Segundo a pesquisa e a apuração do Ibama, as siderúrgicas usam carvão oriundo da devastação ambiental e do trabalho escravo. Pelos cálculos do órgão, nos últimos quatro anos as siderúrgicas foram responsáveis pela destruição de 27,3 mil hectares de floresta Amazônia. Foram responsabilizadas a Sidepar, a Cosipar e a Siderúrgica Ibérica.

“As siderúrgicas fomentam o desmatamento da floresta amazônica em todo o sul e sudeste paraense para obter o carvão que precisam, acobertando essa origem irregular com Guias Florestais fraudadas", afirma o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Marabá, Luciano da Silva, que coordenou a operação Saldo Negro, que desvendou o esquema. Continua

Parado em blitz no Rio, desembargador prende fiscais

Via UOL/blog do Josias





sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Justiça de São Paulo decreta o sequestro dos bens de Gilberto Kassab

Via Estadão
Por Marcelo Godoy
25.11.2011

Além do prefeito, o secretário de Verde e Meio Ambiente também foi atingido pela sentença; o juiz Domingos de Siqueira Frascino determinou um prazo de 90 dias para nova licitação

A Justiça de São Paulo decretou nesta sexta-feira, 25, o sequestro dos bens do prefeito Gilberto Kassab (PSD), do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV), de treze empresários e de seis empresas, entre elas a Controlar e a CCR.

A decisão foi tomada pelo juiz Domingos de Siqueira Frascino na ação civil proposta na quinta-feira, 24, pelo Ministério Público (MP) na 11ª Vara da Fazenda de São Paulo, na qual a promotoria aponta a existência de uma fraude bilionária no contrato da Inspeção Veicular Ambiental de São Paulo. Continua

A epidemia de mortes de motociclistas no Brasil

No Estadão
Por Carlos Lemos, Daniel Lima
e José Roberto de Toledo
24.11.2011



AQUI!


CGU reprovou obra de R$ 1,2 bi que teve aval de pasta das Cidades após fraude

Via Estadão
Por Leandro Colon
24.11.2011

Órgão de controle interno da União enviou no dia 8 de setembro relatório para ministério em que questiona viabilidade financeira e conclusão do VLT, em Cuiabá, antes da Copa de 2014

BRASÍLIA - Operada de maneira fraudulenta no Ministério das Cidades, conforme revelou o Estado na quinta-feira, 24, a mudança do projeto de mobilidade urbana de Mato Grosso para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi reprovada pela Controladoria-Geral da União em relatório datado de 8 de setembro deste ano, mesmo dia em que a pasta produziu uma nota técnica forjada para respaldar a proposta. A CGU alerta que o VLT não deve ficar pronto até a Copa do Mundo de 2014 e que o governo de Mato Grosso omitiu informações sobre os gastos com a obra do VLT, orçada em pelo menos R$ 1,2 bilhão, R$ 700 milhões a mais do que a proposta original, um linha rápida de ônibus (BRT). A controladoria avalia ainda que a troca do BRT pelo VLT é "intempestiva". Continua


Leia também:
- União não sabe onde estão R$ 26,5 bilhões enviados para ONGs
- Justiça do Paraná condena Ziraldo a dois anos de prisão por estelionato
- Morte de baleias e tartarugas em SC preocupa cientistas
- Moradores de Macaé temem prejuízos na pesca por causa do vazamento na Bacia de Campos

Um grito de socorro

JC e-mail 4391, de 24 de Novembro de 2011.
Um grito de socorro


Artigo de Wanda Engel no Correio Braziliense de hoje (24).

Aconteceu num seminário sobre formação inicial de professores, frente a um painel reunindo grandes expoentes na área de educação, quando se franqueou a palavra ao público. A primeira manifestação, vinda de uma jovem professora, fazia um apelo aos especialistas para que lhe dessem uma luz, antes que tomasse a decisão eminente de largar o magistério. Em seu relato emocionado, destacava que, mesmo após cinco anos de magistério, ainda se considerava carente de instrumentos metodológicos para realizar um bom trabalho. Seu cotidiano era um verdadeiro inferno: sofria bullying por parte dos alunos, não conseguia resultados e não sabia o que fazer. Como forma de diminuir a tensão, faltava no limite de suas possibilidades.

Esse pedido de socorro possivelmente retrata a realidade de grande número de professores que, em sua formação inicial, não adquiriram os instrumentos mínimos para o exercício do magistério. Perdidos num cipoal de teorias, em grande parte estéreis e mal interpretadas, os cursos de formação acabam passando ao largo do desenvolvimento das competências básicas de um professor. Os jovens educadores saem das faculdades sem dominar o conteúdo que vão ensinar, os melhores métodos para o trabalho com esses conteúdos, e sem desenvolver as habilidades de organização do tempo e do espaço, bem como aquelas referentes às relações interpessoais e às dinâmicas de funcionamento de grupos.

O mais grave parece ser o total divórcio entre teoria e prática, bem como a inexistência de uma prática consistente. Em geral, a experiência se resume a algumas "aulas", em situações totalmente artificiais. Assim, as habilidades básicas da prática docente acabam sendo desenvolvidas na dura experiência inicial que, quando muito traumáticas, provocam o abandono do magistério, ou uma prática de absenteísmo desregrado. Baseados nessa constatação, alguns programas propõem a institucionalização da figura de um professor, com mais experiência, que possa atuar como mentor dos mais jovens.

Se quisermos, entretanto, enfrentar o problema em sua raiz, urge repensar os currículos de formação de professores. Pessoalmente, devo muito ao trabalho desenvolvido como "professoranda". Aluna do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, numa época de grande carência de professores na rede pública, participei de uma experiência em que o conteúdo previsto para o último ano foi condensado num curso de férias, para que assumíssemos uma turma durante todo o ano letivo. Um dia por semana, tínhamos aulas de didática em que discutíamos os desafios, trocávamos experiências e recebíamos orientações. Funcionava como uma "residência", típica da área de saúde. Uma possibilidade de incluir a experiência de residência em educação seria utilizar o período probatório para o desenvolvimento de um programa estruturado para esse fim.

Urgentíssima, porém, seria uma total reformulação do chamado estágio curricular. Temos aí um grande campo de oportunidades. A experiência do Projeto Entre Jovens, proposto pelo Instituto Unibanco, mostra-nos que um programa de tutoria, desenvolvido como forma de estágio curricular, pode se constituir num verdadeiro jogo de ganha-ganha. O projeto, voltado para o desenvolvimento de pré-requisitos considerados indispensáveis para o prosseguimento dos estudos, e que poderia ser aplicado ao final de cada uma das etapas em que ocorre uma mudança de estrutura curricular (quinta série, nona série e terceira série do ensino médio), vem demonstrando impactos bastante consistentes.

Numa proposta de dar conta das lacunas de aprendizagem antes que se avolumem, ganhariam os alunos, os professores, que não necessitariam voltar a conceitos anteriores, e os futuros educadores, com uma efetiva prática docente.

Assim é que uma situação de crise, que vem à tona por intermédio de gritos de socorro de professores que se sentem despreparados para a nobre missão de educar as novas gerações, pode representar uma oportunidade de se repensar o processo de formação inicial e o desafio de gargalos de aprendizagem que acabam determinando o abandono da escola, tanto por parte de professores quanto de alunos.

Wanda Engel é superintendente-executiva do Instituto Unibanco.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Wisnik: 'Sou desses cantores-compositores que dão um testemunho da canção'

Entrevista & Música
Cultura Brasil
18.10.2011

Capa do álbum duplo Indivisível e seu autor, Zé Miguel Wisnik. (Divulgação)


AQUI!


Comentário básico:
Viva o Wisnik!
\o/
Adelidia Chiarelli


Fraude no Ministério das Cidades faz projeto da Copa de 2014 custar R$ 700 milhões a mais

Via Estadão
Por Leandro Colon
23.11.2011

Com aval do ministro, diretora de Mobilidade Urbana assina parecer forjado que recomenda projeto de Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e desbanca projeto original de linha rápida de ônibus

BRASÍLIA - O Ministério das Cidades, com aval do ministro Mário Negromonte, aprovou uma fraude para respaldar tecnicamente um acordo político que mudou o projeto de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá (MT). Documento forjado pela diretora de Mobilidade Urbana da pasta, com autorização do chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto, adulterou o parecer técnico que vetava a mudança do projeto do governo de Mato Grosso de trocar a implantação de uma linha rápida de ônibus (BRT) pela construção de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Com a fraude, o Ministério das Cidades passou a respaldar a obra e seu custo subiu para R$ 1,2 bilhão, R$ 700 milhões a mais do que o projeto original. A mudança para o novo projeto foi publicada no dia 9 de novembro na nova Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo.

Para tanto, a equipe do ministro operou para derrubar o estudo interno de 16 páginas que alertava para os problemas de custo, dos prazos e da falta de estudos comparativos sobre as duas mobilidades de transporte. Continua

Após vazamento, ANP suspende perfurações da Chevron no Brasil

Via Estadão
Por Alessandra Saraiva
23.11.2011

Decisão suspende todas as atividades da empresa na Bacia de Campos (RJ) até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo derramamento de petróleo

RIO - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou em comunicado que a Chevron do Brasil Ltda. está, neste momento, impedida de perfurar em território nacional. Isso, na prática, suspende todas as atividades de perfuração no Campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ), até que sejam identificadas causas e responsáveis pelo vazamento de petróleo, detectado em 9 de novembro, e restabelecidas as condições de segurança na área.

No comunicado, a agência informou que a decisão foi oficializada em reunião de diretoria hoje. Na mesma decisão, a ANP rejeitou pedido da concessionária para perfurar novo poço no Campo de Frade com o objetivo de atingir o pré-sal. No entendimento da agência, a perfuração de reservatórios no pré-sal implicaria riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade. Continua

Senhora de 101 anos aguarda por cirurgia há 21 dias

Via UOL/blog do Josias de Souza
23.11.2011





Num Brasil lógico, ou pelo menos num país mais simples, uma mulher de 101 anos jamais seria tratada com descaso num hospital público.

Mas o país, infelizmente, não é simples. O Brasil dos serviços públicos mais parece uma desculpa preventiva para se prevenir contra a lógica.

Assim, depois de driblar o tempo por mais de um século, dona Alzira foi levada pelo azar, intempestivamente, para o leito de um hospital de Manaus.

Com a bacia fraturada, precisa implantar uma placa no corpo. Antes, tem de fazer os exames pré-cirúrgicos. Aguarda há arrastados 21 dias.

Ouvido, Daniel Roger, diretor-técnico do hospital, disse:

“Como é uma cirurgia eletiva, não de urgência, ela estava aguardando realizar os exames, para entrar na programação do centro cirúrgico.”

Num país lógico, diretor de hospital público que servisse lero-lero a uma mulher de 101 anos necessitada de cirurgia seria um ex-diretor.


fonte

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mancha!

Via Jornal do Comércio/
Blog do Josias de Souza
23.11.2011


Humberto





Senado promove ‘farra’ dos passaportes diplomáticos

Por Rosa Costa,
de O Estado de S.Paulo
22.11.2011

BRASÍLIA – O Senado autoriza os 81 senadores a requerer pessoalmente passaportes diplomáticos ao Itamaraty, inclusive para terceiros. A assessoria da Casa alega que, como não existe norma proibindo, o documento pode ser solicitado por cada um de seus parlamentares. É o que explica o fato de o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) ter obtido passaportes especiais para o chefe da Igreja Internacional do Reino de Deus, pastor Romildo Ribeiro Soares, conhecido por R.R. Soares, e para sua mulher, Maria Madalena Bezerra Soares. Eles são tios do senador.

A portaria do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, concedendo esses passaportes diplomáticos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira.

A polêmica é que a concessão se dá em nome da instituição Senado e não do parlamentar. Nem o pastor nem sua mulher têm ligações com o parlamento brasileiro.

Na Câmara dos Deputados, os deputados têm de recorrer à segunda secretaria para obter o documento. Marcello Crivella defende que cabe ao Itamaraty analisar o “mérito” do pedido. Nesse caso específico, ele acredita que o ministro Patriota se convenceu pelos “carimbos do passaporte do pastor com centenas de viagens. “Todas elas para atender milhares de brasileiros que vivem lá fora”. Ou seja, o pastor evangélico estaria executando uma das atribuições do próprio Itamaraty. “O parlamentar tem todo o direito de pedir o passaporte”, insiste.

Crivella afirma não ser esta a primeira vez que ele pede e obtém passaporte para R.R. Soares. “Ele viaja tanto, tanto, tanto, que na hora de fazer fila, ele pega a de prioridade diplomática”, justifica, referindo-se a um dos motivos para ter o passaporte. Continua


Comentário básico:
Esse país é uma piada,
uma piada sem a menor graça.
Adelidia Chiarelli


Confusão nos aeroportos brasileiros

Repórter Record
Publicado em 04.07.2011






página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ômega-3


Ômega-3 combate a osteoporose

Via Saúde
Por DIOGO SPONCHIATO
design GLENDA CAPDEVILLE
e EDER REDDER

Gordura para os ossos
Isso mesmo. Mas tem que ser ômega-3. O nutriente, famoso por seu potencial antiinflamatório, é o mais novo aliado do esqueleto no combate à osteoporose


Na sua vasta obra em prol do organismo, essa gordura já provou benefícios ao cérebro e ao coração e consagrou-se na prevenção de um sem-número de doenças. Para a alegria dos fãs de peixes, frutos do mar, sementes de linhaça e companhia, outro mal está entrando na lista negra do ômega-3: a osteoporose. Quem acaba de chegar a essa conclusão são pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, depois de revisar uma série de trabalhos científicos feitos mundo afora que investigaram o consumo da gordura e o seu impacto sobre o esqueleto. E sentenciaram: sim, ele é bom para os ossos.

A constatação tem um gostinho ainda mais saboroso para as mulheres sobretudo aquelas que se aproximam ou já passaram da menopausa. São elas as principais vítimas da doença que promove o esfarelamento da massa óssea. Isso porque, nessa fase da vida, a queda da produção de estrogênio, o hormônio feminino, repercute na capacidade do esqueleto de repor as inevitáveis perdas diárias de minerais. Ele tem células que produzem e depositam material ósseo, os osteoblastos, e células que reabsorvem o material velho, os osteoclastos, explica a farmacêutica Renata Gorjão, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Na doença, aumenta a atividade dos osteoclastos, completa ela, que é especialista em fisiologia celular. Sem a reposição, o desequilíbrio resulta em milhões de microburacos. Daí, uma topada pode ser motivo de fratura.

E o ômega-3 com isso? Ele conseguiria inibir a função desses osteoclastos, responde Renata. Em outras palavras, o ingrediente restaura o equilíbrio e, assim, breca o avanço da osteoporose. As mulheres que querem distância do problema ou que lutam para controlá-lo não devem se esquecer, portanto, de ingerir as fontes desse ácido graxo. O recado também vale para os homens eles estão sujeitos à osteoporose, mas a incidência é menor. Continua




Ômega-3: a gordura que emagrece

Via Saúde
Por Adriana Toledo
fotos Dercílio

Aclamado por proteger as artérias e combater inflamações, o ômega-3, aquele da linhaça e dos peixes de água fria, mais uma vez surpreende os especialistas: ele daria uma ajuda e tanto na eliminação dos quilos extras

O status de ácido graxo essencial não deixa dúvidas sobre o caráter indispensável dessa partícula gordurosa para o bom funcionamento do corpo. Mas o argumento irrefutável de que o ômega-3 seria aliado dos rechonchudos na reconciliação com a balança chegou para nos convencer de vez da importância de rechear o cardápio com fontes desse nutriente. Além de pescados como salmão e sardinha, a linhaça fornece doses generosas da substância. A ação contra a obesidade foi discutida no XV Congresso Latino-Americano de Nutrição, realizado há pouco no Chile.

No evento, um dos destaques foi a apresentação do nutricionista Dennys Cintra, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. "Várias experiências apontam que a obesidade estaria relacionada a inflamações, e nós sabemos que o ômega-3 tem um bom potencial anti-inflamatório", conta a SAÚDE!. "Por isso, decidi checar se esse tipo de gordura auxiliaria no emagrecimento", justifica.

O nutricionista primeiro induziu um grupo de ratinhos a ganhar peso, até se tornarem diabéticos de tão balofos, graças a uma alimentação rica em gordura saturada, como a da picanha. Então, quando os bichos entravam nesse estado, Cintra examinava seu hipotálamo, região do cérebro que controla a fome. "As partículas de gordura saturada provocaram uma superprodução de citocinas, substâncias inflamatórias que impediam aquela área cerebral de disparar o sinal de saciedade", relata. Continua


Leia também:
- Ômega-3, a gordura da prevenção
- Sardinha, a mais popular fonte de ômega-3
- Invista no ÔMEGA-3


Chevron pode ser responsabilizada em quatro esferas diferentes, diz OAB

Via G1
Por Eduardo Carvalho
Do Globo Natureza, em São Paulo
22.11.2011

Investigações criminal e cível foram abertas contra companhia.
Empresa foi multada pelo Ibama e ANP avalia punições.


Representantes de órgãos públicos e especialistas ouvidos pelo G1 apontam que a companhia norte-americana Chevron pode ser responsabilizada em ao menos quatro diferentes esferas pelo vazamento de óleo que ocorre desde o último dia 8 no Campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ), devido a uma falha durante exploração de petróleo feita pela empresa.

A Chevron foi autuada na terça-feira (22) com multa de R$ 50 milhões aplicada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Ela também é alvo de inquérito instaurado pela Polícia Federal e de processo administrativo aberto pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além disso, o Ministério Público Federal também abriu investigação que pode culminar em uma ação civil pública.

“A lei brasileira prevê que essas esferas ajam de forma independente. No caso da ação de coletividade, não existe um teto máximo para pagamento de prejuízos que podem ser causados a comunidades de pescadores, por exemplo”, diz Flávio Ahmed, presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro. Continua


Compare vazamento no Golfo do México e na Bacia de Campos

Chevron é suspeita de contratar estrangeiros sem visto no Brasil

Via Jornal da Record
21.11.2011





Vazamento de óleo no Rio de Janeiro

Via Jornal Nacional
21.11.2011

ANP e Ibama anunciam três multas para empresa Chevron





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Movimento Gota D'água






Por favor, divulgue!


Governo punirá em R$ 50 milhões petroleira que provocou vazamento

Via blog do Noblat
Por Bruno Villas Bôas, Catarina Alencastro,
Luiza Damé e Mariana Durão, O Globo
21.11.2011

O Ministério do Meio Ambiente deve anunciar nesta segunda-feira que a empresa Chevron receberá a multa máxima, de R$ 50 milhões, por dano ambiental causado pelo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, iniciado há duas semanas.

O valor tende a ser ainda maior dentro de algumas semanas, quando a apuração for concluída. Além do dano ambiental, a Chevron poderá ser multada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) por negligência na segurança da exploração de petróleo e novamente pelo Ibama, se ficar comprovado que deixou de cumprir alguma ação prevista no Plano de Emergência Individual (PEI) — uma das obrigações previstas no processo de licenciamento.

A Chevron poderá acumular ao menos três multas, cujo valor total ainda não foi calculado.

Segundo especialistas em meio ambiente, entre eles o oceanógrafo David Zee, nomeado perito pela Polícia Federal (PF) para acompanhar o caso, uma multa de R$ 50 milhões seria, no entanto, insuficiente para inibir novos acidentes ambientais.

Para as empresas, seria mais vantajoso pagar a multa do que ter controle mais rígido sobre vazamentos. O valor representa, por exemplo, menos de 1% dos investimentos de US$ 5 bilhões da Chevron em uma década no Brasil, anunciados pela empresa em 2009.

Só no Campo de Frade, são US$ 3 bilhões investidos em sociedade com a Petrobras e a Frade Japão. No ano passado, a companhia lucrou US$ 19 bilhões no mundo.

Especialistas também alertam que o valor máximo da multa está defasado: o limite de R$ 50 milhões é o mesmo desde fevereiro de 1998, quando a lei de crimes ambientais foi aprovada no Congresso. Corrigido pela inflação, esse valor seria de R$ 116 milhões.

Além de multas do Ibama e possível punição da ANP, a Chevron poderá ser obrigada a reparar danos causados na biodiversidade e compensar pescadores do Norte Fluminense, disse o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, no domingo. Ele estimou a reparação em mais de R$ 10 milhões. Mas ainda não há relatos de peixes mortos ou baleias contaminadas.

Leia mais em Governo punirá em R$ 50 milhões petroleira que provocou vazamento

Aumento de Colesterol na Infância Preocupa Estados Unidos

Via OBESO/REDE SANS
16.11.2011

Doença cardíaca na infância decorrente de obesidade alarma Estados Unidos

Doença cardíaca na infância, em conseqüência da obesidade, começa a alarmar a população dos Estados Unidos. De acordo com o resultado de novas pesquisas, que foram apresentadas em congresso no último fim de semana, em Orlando (Flórida), crianças entre nove e 11 anos de idade já aparecem com colesterol alto e espessamento da artéria do pescoço para espanto dos profissionais da área médica.

Segundo os novos estudos, a tendência à obesidade teima em persistir nos EUA e cada vez mais cedo. Não bastassem os altos índices de sobrepeso por conta de uma alimentação excessivamente calórica, principalmente na classe média, sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros, que só apareciam na fase adulta, já são encontrados na garotada norte-americana.

Orientações Anteriores

Um estudo mais detalhado, realizado em escolas de West Virginia, evidenciou que as orientações anteriores para as crianças desconheciam o histórico familiar. Assim mesmo, os exames revelavam níveis elevados de colesterol, especialmente de LDL (o colesterol ruim), em cerca de 10% das crianças.

Estima-se, no entanto, que menos de 1% dos pré-adolescentes analisados sob essa orientação, poderão precisar de medicamentos para diminuir oLDL, mas os especialistas esperam que os exames reforcem a recomendação de exercício e o aconselhamento sobre dieta.

Agravantes

Segundo a Dra.Lilian Zaboto, pediatra do Departamento de Obesidade Infantil da ABESO, o aumento de peso é um fator agravante não só para aumento dos índices de colesterol, mas também de triglicérides e desenvolvimento de diabetes tipo 2 por aumento nos níveis de glicemia.

“A obesidade associada com algumas destas co-morbidades, aumenta o risco de doenças cardíacas, como infarto e AVC, em adultos jovens. Portanto, realizar estes exames aos nove ou dez anos deve realmente ser uma rotina em qualquer paciente, mesmo sem aumento de peso e principalmente se houver histórico familiar positivo para estas doenças”, explica.

Na opinião da Dra. Lilian, estes exames também devem ser realizados nas crianças mais novinhas, assim que comecem a aumentar de peso.

“Como a alimentação tem sido mais rica em gordura, sais e açúcares, devido ao grande consumo de alimentos industrializados e fast-foods, cada vez mais presenciamos no consultório crianças, de até dois anos de idade, com aumento de colesterol e/ou triglicérides, ainda que não estejam acima do peso”, revela.

Para a doutora, mesmo que a criança tenha um peso normal, mas tiver história familiar de infarto, diabetes ou hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, estes exames devem ser realizados antes dos nove ou dez anos de idade.

Leia Mais:
- Crianças Mais Sedentárias
- Familiares Também Participam do Tratamento


fonte

Verbas de projetos da Universidade Federal de Rondônia somem misteriosamente

Via Fantástico
20.11.2011





texto


Caminhada no Ibirapuera pede punição mais severa para motoristas que dirigirem embriagados

Via Agência Brasil
Por Elaine Patricia Cruz
20.11.2011

São Paulo - Uma caminhada hoje de manhã, no Parque Ibirapuera, lembrou as vítimas de acidentes de trânsito em todo o país. Além de chamar a atenção para a necessidade de medidas capazes de prevenir acidentes de trânsito, os participantes da caminhada promovida pelo movimento União em Defesa das Vítimas de Violência (UDW) começaram a recolher assinaturas para uma proposta a ser enviada ao Congresso Nacional, pedindo punição mais severa para os motoristas que dirigirem embriagados.

Em 45 dias, o movimento conseguiu recolher quase 200 mil assinaturas e espera atingir a marca de 1,3 milhão. Um dos organizadores do ato foi Rafael Baltresca, palestrante comportamental, que perdeu a mãe e a irmã em um acidente de trânsito em setembro deste ano. Ambas saíam de um shopping na zona oeste da capital quando um motorista embriagado perdeu a direção, invadiu a calçada onde elas se encontravam e atropelou as duas.

“Elas estavam saindo do Shopping Villa-Lobos. Tinham ido comprar um livro. Estavam na calçada do shopping, voltando para o carro e um rapaz veio a 130 quilômetros por hora, completamente embriagado, e acertou em cheio minha mãe e minha irmã, que foram prensadas no muro e morreram imediatamente”, disse Baltresca. Segundo ele, o motorista está solto, “sem pagar fiança”.

“Só existem duas formas de mudar um comportamento: pela conscientização ou pela punição. A conscientização vai acontecer, mas ela é muito lenta, demorada. E eu não posso fechar os olhos para o que vejo no dia a dia”, afirmou Baltresca.

A intenção é repetir o que foi feito na campanha pelo uso de cinto de segurança. “Hoje todo mundo usa o cinto, não por estarem todos conscientizados, mas porque é lei e obrigatório. Precisamos fazer a mesma coisa com a bebida, com uma lei mais rígida, e esperando que daqui a 50 anos as pessoas se conscientizem.”

Baltresca acrescentou que a proposta visa a mudar a forma de verificar se o motorista está bêbado. “Isso seria feito por meio de um exame clínico. Uma pessoa que tem fé pública, como um legista ou um policial, poderá atestar se a pessoa estava embriagada, seja no local do acidente ou no Instituto Médico-Legal”, explicou. Continua

domingo, 20 de novembro de 2011

"Sonho_+_Q_Realizado" - Doc.Alecrim

Escola Alecrim -São Paulo - São Paulo
junho 2011




"O projeto da oficina audiovisual Doc.Alecrim da escola Alecrim para crianças de 10 a 12 anos resultou na produção do documentário "Sonho_+_Q_Realizado".
Neste mini documentário, contamos a história dos alunos mobilizados em viabilizar a abertura do Fundamental 2 na escola. Uma conquista que valia a pena ser registrada.


O Video foi captado em diversos formatos para criar mobilidade e condições de produção. Assim arquivos de vídeo de celulares e câmeras digitais foram usados e editados.
Os alunos tiveram aulas de historia do vídeo e do documentário, contato com câmeras antigas (analógicas), formatos de suporte (fitas e cartuchos) e com os processos de produção (roteirização de assuntos, captação de imagens, edição e compactação de arquivos). "


VISITE O SITE DA ESCOLA ALECRIM


Silvinha,
parabéns a você pela sua garra.
Parabéns aos alunos,
parabéns a todos!


Vazamento na Bacia de Campos pode afetar migração de animais marinhos

Via Estadão
Por Clarissa Thomé
19.11.2011

Dano ambiental causado pela mancha de óleo é difícil de mensurar: no acidente no Golfo do México, em 2010, chegaram ao litoral as carcaças de apenas 2% dos animais atingidos pelo desastre; no Rio, especialistas se preocupam com mamíferos e aves

No meio do caminho, havia óleo. Obstáculo difícil de superar por baleias como jubarte, minke-antártica, baleia-de-bryde e entre 20 e 25 espécies de golfinhos e pequenos cetáceos que usam a Bacia de Campos como rota migratória. O óleo que vazou por pelo menos seis dias pelo poço no Campo de Frade, operado pela Chevron Brasil, chegou a cobrir uma superfície de 163 quilômetros quadrados – ou 16,3 mil campos de futebol.

E o dano ambiental é difícil de mensurar. No acidente provocado por uma explosão na plataforma de perfuração da British Petroleum, no Golfo do México, em abril do ano passado, 800 milhões de litros de óleo vazaram por 87 dias.

Somente 2% das carcaças dos animais atingidos chegaram ao litoral, aponta o biólogo Salvatore Siciliano, coordenador do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“A nossa informação sobre o impacto do acidente sempre vai ser muito limitada. A maior parte das carcaças vai afundar. O que vai chegar na praia é o piche, que suja o pé. Mas o que está por trás disso é de uma escala enorme. As empresas têm de estar preparadas para esse risco. O ônus não pode caber a todo mundo. Elas têm de monitorar e sanar o problema”, afirma.

As baleias jubarte, por exemplo, estão retornando para o Polo Sul. Depois de se alimentar durante o verão, no inverno elas nadaram em direção à linha do Equador, em busca de águas mais quentes para se reproduzir. Agora, voltam para a Antártica acompanhadas de seus filhotes.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, viu três delas nadando perto da mancha – uma a menos de 300 metros de distância.

“Elas ainda não voltaram a se alimentar. Estão frágeis e mais suscetíveis à contaminação. Esses animais precisam vir à tona para respirar e podem ingerir esse óleo. O contato com a pele também pode interferir no isolamento térmico, afetar os filhotes, que têm ainda menos proteção”, afirma o oceanógrafo David Zee, professor da Universidade do Estado do Rio (Uerj).

Além dos mamíferos, o dano para as aves é agudo. Acredita-se que elas confundam a mancha de óleo com cardumes e, por isso, mergulhem no petróleo. Continua

PF vai indiciar Chevron por novo crime ambiental

Via blog do Noblat
Por Bruno Villas Bôas, Mariana Durão,
Catarina Alencastro e Liana Melo, O Globo
20.11.2011



A empresa americana Chevron será indiciada pela Polícia Federal (PF) não apenas pelo vazamento de petróleo iniciado há 13 dias no Campo de Frade, na Bacia de Campos, mas também por afundar o óleo derramado no mar — com uma técnica de jatear areia na mancha—, em vez de recolhê-lo com barcos.

O delegado da Polícia Federal Fábio Scliar, chefe da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, disse no sábado que o procedimento, chamado de dispersão mecânica, está sendo empregado de forma errada e configura-se em crime ambiental.

—Orientei a Chevron para interromper essa técnica, que não está certa. O óleo deveria ser removido, e não empurrado para o fundo do mar, poluindo corais. Vamos incluir esse segundo crime ambiental no inquérito — disse Scliar, que descartou investigação sobre eventual interesse da Chevron em atingir o pré-sal ao perfurar o poço que vazou.

Ele explicou que a companhia tinha autorização para perfurar 3.800 metros de profundidade e o poço estava com apenas 1.805 de perfuração. O reservatório de óleo estaria a 2.300 metros.

Segundo o oceanógrafo da Uerj David Zee, nomeado perito pela PF para acompanhar o caso, a dispersão mecânica deveria ser o último de uma série de procedimentos da empresa, após a avaliação preliminar, monitoramento da mancha e recolhimento do óleo.

Leia mais em
- PF vai indiciar Chevron por novo crime ambiental

Leia também
- Ministra: ainda não é caso de plano de contingência

- País não está preparado para acidentes ambientais

Crise leva mais estrangeiros a tentar a sorte no Brasil

Via blog do Josias de Souza
19.11.2011

A crise econômica internacional está crivada de ironias, além da ironia maior de ex-botes salva-vidas terem de lidar com o nariz empinado de ex-afogados.

O Brasil lidar com outro aspecto inusitado da encrenca: entrou na rota de imigração da mão de obra.

Cresce a passos de gigante o número de estrangeiros que enxergam essa terra de palmeiras e sabiás como âncora.

O repórter Pablo Pereira trouxe à luz dados que ajudam a dimensionar o fenômeno. Por exemplo:

O Ministério da Justiça informa que aumentou em 52,5% o número de estrangeiros que buscam autorização para tentar a sorte no Brasil.

Durante todo o ano de 2010, expediram-se 961 autorizações. Nos primeiros seis meses de 2011, 1,466 milhão.

Sobe também a quantidade de estrangeiros que reivindicam a nacionalidade brasileira. Em 2008, somavam 1.119. Em 2010, 2.116.

Destrinchando-se os dados, chega-se à origem dos forasteiros que enxergam o Brasil como uma âncora.

São, sobretudo, portugueses, bolivianos, chineses e paraguaios –nessa ordem. Os pósteros de Pedro Álvares Cabral parecem decididos a redescobrir a ex-colônia. Continua


sábado, 19 de novembro de 2011

Chevron: sua sujeira, nosso problema

Via Greenpeace
18.11.2011

Ativistas do Greenpeace derramam óleo na porta da Chevron no Rio de Janeiro para lembrar que o acidente no seu poço de petróleo continua muito mal explicado

Transparência e providência. Esses são os dois principais pedidos endereçados à petroleira Chevron sobre o vazamento de óleo que, há mais de uma semana, atinge a Bacia de Campos, no norte do Estado do Rio de Janeiro.

Com banners que diziam “Chevron: sua sujeira, nosso problema”, os ativistas do Greenpeace realizaram, na manhã desta sexta-feira, um protesto diante do prédio onde ficam os escritórios da petroleira, no centro do Rio. Eles despejaram barris de “petróleo” – na verdade uma substância produzida com tinta atóxica – para lembrar que as causas do vazamento e os planos da empresa para contê-lo e reduzir seu impacto na biodiversidade da costa fluminense continuam muito mal explicados.

Veja o vídeo da ação:



“O Greenpeace quer transparência da Chevron e dos órgãos do governo a respeito do acidente. As informações que se tem até agora são contraditórias. A empresa minimiza o problema. Mas a mancha de óleo pode ultrapassar 160 quilômetros quadrados de extensão”, afirma Leandra Gonçalves, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace.

“Surpreende que a empresa não tenha se prontificado a levar a imprensa e organizações da sociedade civil até o local do acidente e até agora tenha se limitado a soltar comunicados vagos sobre o que está acontecendo na costa do Estado do Rio”, diz ela. “Tanto segredo é um sinal de que a Chevron não tem um plano de segurança adequado. O Brasil não pode virar o Golfo do México.” Continua

Vazamento: Chevron não cumpre plano de emergência na Bacia de Campos

Via blog do Noblat
Por Danielle Nogueira e Liana Melo, O Globo
19.11.2011


Vazamento no fundo do mar. Foto: Divulgação / ANP

A empresa americana Chevron não estava preparada para identificar o vazamento de petróleo iniciado há 11 dias no campo de Frade, na Bacia de Campos, e seu plano de emergência para acidentes não vem sendo cumprido, segundo fontes ouvidas pelo GLOBO que acompanharam a inspeção da Polícia Federal na plataforma da petrolífera, realizada no último dia 15 de novembro.

De acordo com essas fontes, quem identificou a presença de óleo em alto-mar no dia 7 foi a Petrobras, que, além de parceira da Chevron no Campo do Frade, opera outra plataforma numa área contígua, o Campo de Roncador.

Foi a estatal quem verificou que a fonte de vazamento de petróleo não estava na área de Roncador e, imediatamente, avisou a operadora do campo vizinho. Só então a Chevron mobilizou sua equipe e usou um robô para tentar identificar a origem do derrame.

O equipamento, no entanto, tinha capacidade limitada de operação e não conseguia fazer uma leitura precisa das coordenadas do local de onde vinha o petróleo.

Por falta de equipamento adequado, a Chevron teve de recorrer à Petrobras, que lhe emprestou dois robôs capazes de colher dados mais precisos.Foi a partir desses dados que a petrolífera americana pôde, finalmente, arregaçar as mangas para tentar conter o vazamento.


Leia mais em 
 Emergência para quê?

Leia também

Chevron: fonte do vazamento foi vedada e só resta óleo residual

Leia ainda
As perguntas que persistem


fonte

ONU elogia Comissão da Verdade, mas pede revogação da Lei da Anistia

Via Estadão
Por Gustavo Chacra / NOVA YORK e Roldão Arruda / SÃO PAULO
18.11.2011

Comentário foi feito pela alta comissária de Direitos Humanos das Nações Unidos, que quer punição aos que atuaram na ditadura

No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 a 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de elogiar o País pela medida, pediu explicitamente a revogação da Lei da Anistia de 1979.

No comunicado da ONU, a alta comissária de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o País a “adotar medidas adicionais que facilitem a punição daqueles que foram responsáveis pela violação de direitos humanos no passado”. E acrescenta: “Tais medidas devem incluir a aprovação de uma nova legislação para revogar a Lei da Anistia ou declará-la inaplicável, pois impede a investigação e o fim da impunidade de graves violações dos direitos humanos”. Continua

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nosso lugar no Cosmos - Cientistas cantam



Viva a Vida!
Vivaaaaaaaa!!!!!







Especialistas alertam para risco de escassez de água

JC e-mail 4386, de 17 de Novembro de 2011.
Especialistas alertam para risco de escassez de água


Engana-se quem acredita que o novo texto do Código Florestal trará benefícios aos grandes produtores agrícolas em detrimento do meio ambiente e do restante da sociedade. O prejuízo será geral e irrestrito, caso o texto em tramitação nas comissões do Senado mantenha alguns vícios que adquiriu desde o relatório original, votado na Câmara.

Essa é a opinião de cientistas. O conjunto das opiniões mostra que, se aparentemente, o setor rural ganha, a curto prazo, com o aumento da área disponível e do desmatamento, sofrerá, no futuro, como toda a sociedade, os efeitos da ação predatória.

A primeira consequência será a escassez de água. A redução da vegetação nas margens dos rios e a falta de proteção às nascentes irão provocar a redução da oferta do produto. Nascentes vão secar, rios menores sofrerão rápido processo de erosão e os maiores, que recebem água dos pequenos, ficarão assoreados. "Vai faltar água para a própria agricultura", afirma José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia (IIE). Segundo ele, a agricultura responde por 70% da água consumida no Brasil. Continua

Impactos de médio e longo prazo para a biodiversidade preocupam cientistas

JC e-mail 4386, de 17 de Novembro de 2011.
Impactos de médio e longo prazo para a biodiversidade preocupam cientistas


Ambientalistas e cientistas mantêm as expectativas de que o relatório a ser apresentado na CMA traga modificações que caracterizem a produção brasileira como ambientalmente sustentável.

Em outubro, o senador Jorge Viana, acompanhado dos senadores Blairo Maggi (PR), Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Rodrigo Rollemberg (PSD-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, estiveram reunidos com o professor Ricardo Rodrigues, da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, da USP, para discutir as sugestões do estudo elaborado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o aperfeiçoamento da reforma do código.

São cerca de dez itens com propostas para questões como a consolidação de áreas ocupadas, compensação de restauração; importância de APPs; custo de restauração de áreas degradadas, entre outros. "O encontro foi muito positivo, chegamos a um consenso em vários artigos e espero que as mudanças possam ser incorporadas ao relatório da Comissão do Meio Ambiente, que é a de maior peso para que se possa definir uma política agrícola integrada a uma política ambiental.

Na avaliação de Rodrigues, no entanto, o que deixa o código muito vulnerável é a possibilidade se considerar o que foi feito de errado até 2008 como consolidado. "Trata-se de resolver o problema do passivo ambiental dos produtores, o que desestimulará a proteção do meio ambiente. Para ele, no médio e longo prazos, as reduções nas áreas de proteção ambiental trazem risco de impacto maior sobre as vegetação natural dos biomas com prejuízos para a biodiversidade, conservação da água e do solo, entre outros serviços ambientais.

Para Marcio Astrani, da equipe de coordenação da Campanha da Amazônia do Greenpeace, o projeto, apesar das promessas de modificações, continua com os mesmos problemas do aprovado pela Câmara.

Segundo Astrani, boa parte dos artigos da reforma do código assenta-se sobre três eixos: anistia sem critérios ao desmatamento, incentivo ao desmatamento e desproteção florestal, com redução nos índices de proteção de áreas de preservação. "No curto prazo, as consequências são a perda do mérito das punições, como multas e ações de embargo de propriedades. No médio prazo, com a possibilidade de aumento de desmatamento, vai ficar difícil o governo cumprir as metas de redução de emissões de carbono."

(Valor Econômico)

fonte

37,3% das instituições de ensino superior estão abaixo da média

Via G1
17.11.2011

Elas tiveram nota 1 e 2 no Índice Geral de Cursos do MEC.
No ano anterior, índice foi de 32,7% de instituições abaixo da média


De 1.828 instituições de ensino superior que obtiveram nota em avaliação do Ministério da Educação, 683, ou 37,3% ficaram abaixo da média no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta quinta-feira (13). Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

Do total, 9 instituições, 0,49%, tiveram nota 1 e 674, 36,8%, ficaram com nota 2. O maior grupo ficou na nota média 3, com 985 (53,9%). Outras 131 intituições (7,16%) obtiveram média 4, e um total de 27 universidades e faculdades conseguiram a nota máxima 5, correpondente a 1,47% das instituições que obtiveram notas. A avaliação teve ainda 349 instituições que não tiveram a participação mínima de dois alunos ingressantes e dois alunos concluintes nos cursos avaliados pelo Enade. Continua

MEC vai cortar 50 mil vagas de cursos ruins

Via blog do Noblat
Por Carolina Brígido, O Globo
18.11.2011

Segundo Haddad, medida, que vai atingir faculdades com baixo desempenho no Enade, é ‘correta e pedagógica’

O Ministério da Educação anunciou na quinta-feira que cortará, a partir de janeiro de 2012, cerca de 50 mil vagas em cursos de educação superior. A medida atingirá faculdades que obtiveram notas 1 e 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que mede a qualidade do ensino.

Haverá redução de vagas em cursos de Ciências Contábeis, Administração e os de áreas da Saúde, como Medicina e Enfermagem.

Oito centros universitários perderam a autonomia e não poderão abrir mais cursos. Também houve congelamento de vagas na modalidade de educação à distância. O MEC informou que o nome das instituições deverá ser divulgado hoje. Não haverá fechamento de cursos.

— Estamos com foco na educação à distância para impedir que essa modalidade, que é importante para a democratização do acesso à educação superior, sofra com problemas de qualidade e venha a ser prejudicada por isso — analisou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

As maiores reduções de vagas devem atingir as faculdades de Enfermagem. Só em Medicina serão cortadas 446. Outras 320 serão abertas.

O ministro da Educação lembrou da recomendação da presidente Dilma Rousseff para abrir mais cursos de Medicina. E ponderou que isso só pode ser feito com a garantia de qualidade do ensino.

— Temos a determinação da presidente de anunciar o plano nacional de educação médica. Vamos ter que abrir mais cursos de Medicina, mas com os critérios balizadores do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) — disse o ministro da Educação.

Leia mais em O Globo

fonte

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vazamento da Chevron no Campo de Frade terá multas pesadas, diz ANP

Via Estadão
Por Irany Tereza
17.11.2011

Segundo a agência, uma das multas recebidas pela petroleira será por a companhia ter informado o mesmo volume de óleo vazado por três dias, o que é impossível de acontecer

RIO DE JANEIRO - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse nesta quinta-feira, 17, em entrevista à Agência Estado, que o óleo que escapa do Campo de Frade, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, é originado do vazamento na sapata de um dos poços. Parte do óleo extraído da jazida escapou desse "furo" e atravessou uma falha geológica, desembocando no assoalho oceânico e contaminando a água do mar em um ponto cerca de 150 metros adiante. Isso significa que o vazamento ocorreu provavelmente por um erro de operação do poço e não por uma falha natural alheia à responsabilidade da empresa.

Lima está convicto de que serão aplicadas "multas pesadas" pelo acidente, mas diz que a comissão que analisa o caso só terá noção do valor depois de controlado o vazamento. O campo é operado pela Chevron, com 51,7% de participação, em sociedade com a Petrobras (30%) e o consórcio Frade Japão Petróleo (18,3%). "A prioridade agora é controlar o vazamento", disse Lima. Para isso foi iniciado o processo de cimentação, que prevê quatro etapas, sendo que a primeira delas foi concluída ontem. "Os engenheiros afirmaram que foi um sucesso", completou Lima.

As quatro etapas ocorrerão em profundidades diferentes do mesmo poço. A primeira cimentação, concluída ontem, tem secagem total prevista para hoje, 20 horas depois do processo. Lima não soube informar com precisão quando todo o processo será finalizado. Continua

Leia também:
O tamanho do estrago

O tamanho do estrago

Via Greenpeace
16.11.2011

Primeiro vazamento de petróleo no Brasil, acidente com Campo da Chevron se assemelha ao do Golfo do México e alerta sobre moratória em Abrolhos


Na imagem, detectada pelo satélite Modis, da Nasa, o Greenpeace destaca a extensão da mancha de óleo causada pelo vazamento no poço da Chevron, na Bacia de Campos.


Completada uma semana desde que veio a público o derrame de petróleo da empresa Chevron no Campo de Frade, na Bacia de Campos, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) finalmente se pronunciou e estima que o vazamento possa chegar a mais de 330 barris, ou mais de 50 mil litros de petróleo a cada 24 horas. Primeiro vazamento desse tipo no Brasil, o acidente reproduz a história do Golfo do México. Por sinal, a plataforma SEDOC 706, que perfura os três poços da Chevron de onde saiu o vazamento, é da mesma empresa que operava com a BP no triste episódio mexicano, a Transocean.

A área da mancha de óleo avistada em alto-mar, e que já foi detectada pelos satélites da Nasa, foi estimada pela Chevron no último domingo em 163 quilômetros quadrados. No entanto, após ver as imagens divulgadas pela Nasa, o geógrafo John Amos, diretor do site SkyTruth, especializado em interpretação de fotos de satélites com fins ambientais, concluiu que o derrame pode chegar a 3.738 barris por dia, mais de dez vezes o que a ANP afirmou. Com isso, não se pode confiar em mais nada.

“A causa ainda é desconhecida. A Chevron declara que o vazamento é resultado de uma falha natural na superfície do fundo do mar, e não no poço de produção no campo de Frade. Mas essa falha natural não aparecia no Estudo de Impacto Ambiental (EIA). O que aconteceu em Frade para a ‘falha natural’ começar a jorrar petróleo? Onde está o EIA de Frade, para que a população possa acessá-lo?”, questiona Leandra Gonçalves, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace. Continua


Leia também:
Polícia Federal abre inquérito sobre vazamento de óleo


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mentira sobre viagem de avião sela destino de Lupi

Via blog do Noblat
Por Gerson Camarotti e Isabel Braga, O Globo
16.11.2011

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não mentiu apenas ao Congresso Nacional. Mentiu também para o Palácio do Planalto. Na sexta-feira, quando o governo soube que seria divulgada reportagem na revista "Veja" sobre a viagem de Lupi ao Maranhão, o ministro enviou ao Planalto a informação de que não tinha ligação com o empresário Adair Meira, que comanda uma rede de ONGs conveniadas com o ministério, e negou que tivesse viajado num King Air oferecido pelo dirigente de ONGs.

No sábado, o ministério voltou a dizer em nota oficial que Lupi só utilizou o avião bimotor Sêneca. Mas o ministro foi desmentido pelas imagens. Nas palavras de um interlocutor direto da presidente Dilma Rousseff, a sobrevida dada a Lupi até a reforma ministerial em janeiro já não existe.

Avaliação feita nesta terça-feira por integrantes do núcleo do governo foi a de que Lupi deve uma explicação pública convincente. E, se isso não ocorrer, o Planalto espera que o PDT conduza o processo de substituição de Lupi o mais rápido possível.

A expectativa no Palácio do Planalto era que, durante o feriado, a crise política envolvendo Lupi perdesse fôlego. Nesta terça-feira, porém, a constatação foi de que a crise só aumentou com as versões apresentadas sobre o mesmo fato.

Para piorar a situação, o site da revista "Veja" divulgou nesta terça-feira vídeo em que Adair aparece nas mesmas imagens em que Lupi é filmado chegando a uma cidade do interior maranhense em dezembro de 2009. Os dois estavam a bordo do King Air, prefixo PT-ONJ, que pousou na cidade maranhense de Grajaú.

Segundo um ministro, Lupi está extremamente fragilizado e só piorou sua situação com declarações polêmicas nos últimos dias. No Planalto, Lupi é chamado de "fanfarrão". Já há avaliação interna de que sua permanência começa a contaminar a agenda do governo.

Leia mais em Lupi mentiu para o Planalto ao negar viagem no King Air

Leia também Ministro Carlos Lupi faz pressão até o último momento


fonte