26.09.2013
A fumaça já chegou à costa de São Paulo. Segundo pesquisadores, pode atingir também o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, mas sem oferecer riscos à população.
Peritos começaram a investigar as causas do incêndio que começou na terça-feira (24) num depósito de fertilizantes em Santa Catarina. A fumaça já chegou à costa de São Paulo. Segundo pesquisadores, pode atingir também o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, mas sem oferecer riscos à população.
Dez mil toneladas de fertilizante a base de nitrato de amônio entraram em combustão e criaram uma grande nuvem de fumaça sobre São Francisco do Sul.
O material estava estocado em um armazém. Ao todo, 200 bombeiros trabalham noite e dia para remover o fertilizante que ainda não foi consumido e, também, inundar o material em combustão, em uma tentativa de controlar a reação química que causa a fumaça.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais dizem que a fumaça está seguindo para o Norte, pela costa do Brasil. A nuvem, que já chegou ao Paraná, pode ser vista em uma foto de satélite tirada na quarta.
Veja a matéria completa. Veja o vídeo!