quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Bits, Átomos, Neurônios e Genes: a revolução da convergência

Agência FAPESP
José Tadeu Arantes
19.11.2025


Tema foi tratado por Anderson Rocha na Escola Interdisciplinar FAPESP. Segundo o pesquisador, o conhecimento nesses quatro campos está crescendo de forma exponencial e convergindo para um único ponto

A ciência está deixando de ser um conjunto de campos isolados para se tornar um ecossistema profundamente interligado, no qual avanços em uma área produzem transformações imediatas em outras. Esse processo foi o eixo central da conferência de Anderson de Rezende Rocha, professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp) e coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial “recod.ai”, na Escola Interdisciplinar FAPESP: Ciências Exatas e Naturais, Engenharia e Medicina.

“A revolução que estamos vivendo hoje não é apenas sobre a inteligência artificial. É sobre a convergência de vários campos”, disse Rocha, que chamou esse processo de BANG, sigla para Bits, Átomos, Neurônios e Genes, que comporiam o núcleo da transformação em curso. “Em torno dessas quatro palavras se organiza praticamente toda a revolução científica e tecnológica atual.”