segunda-feira, 8 de junho de 2009

A tecnologia de ponta eviscerada



Tenho medo de avião. Muito medo. Por quê? Quase morri dentro de um. Quase. Foi por pouco. É terrível assistir a iminência da própria morte ali, sem poder fazer nada. Não desejo a ninguém uma experiência como aquela. Depois disso - e olha que já faz tempo! -, viajei algumas vezes, mas sempre com uma sensação devastadora de impotência. Não se tem para onde correr. Não se tem para onde fugir. Simplesmente não se tem. Simplesmente não nos temos. Sim, é isso: simplesmente não nos temos. E se não nos temos...

Depois de acompanhar o noticiário da tragédia que aconteceu com o A330, acho que jamais ousarei entrar de novo num avião. Pelo menos, não tão cedo. É tecnologia demais para os meus parcos neurônios. Foi um choque ler, assistir, ver em incontáveis reportagens o que se chama hoje de tecnologia de ponta, uma tecnologia que leva também um piloto a ficar de mãos atadas, sem ter para onde correr, sem ter para onde fugir, sem ter como salvar passageiros e tripulação que estão sob sua guarda. Desígnios de uma sociedade que só se importa com a maximização dos lucros. Sensores de velocidade que não são trocados, riscos que jamais deveriam ser ousados.

Gostaria de colocar aqui no blog pelo menos parte do que me chamou tanto a atenção. Mas não encontrei tais reportagens. Exceto uma, que fala das possíveis fissuras que viriam sofrer um A330, após um certo número de horas de voo. Quer dizer, então, que temos de entrar em aviões que sabidamente poderão sofrer falhas estruturais após um certo número de horas de voo? É isso? É isso mesmo? E quem garante que não acontecerão antes? Melhor ainda: o que levam empresas a colocarem em uso aeronaves que estão sujeitas a previsíveis avarias? Os Estados Unidos se posicionaram quanto ao A330, vocês verão. Por que não o Brasil? Por que não o resto do mundo? Muito estranho isso tudo, muito estranho. Enquanto isso, corpos bóiam nas águas azuis do Atlântico. Corpos de pessoas que até bem pouco tempo estavam entre nós felizes, com planos, com esperanças. Isso tudo é de uma crueldade atroz. Isso tudo é um desrespeito inominável. Vejam a reportagem:


Jornal Nacional - 04.06.2009




***


Após ter postado A tecnologia de ponta eviscerada, fui dar uma navegada pela rede. Vejam o que encontrei:

Los pilotos de Air France amenazan con no volar hasta que se cambien los sensores de los A330 y A340 (Via La Vanguardia)