segunda-feira, 23 de março de 2009

De Darwin à generosidade da net




Ontem, antes que o meu pc resolvesse me abandonar, e se perdesse numa tela escura, me desconectando do resto do mundo, pois, pelo jeito, até os pcs têm o direito de se perder em telas escuras, postei Happy Birthday Darwin, cantada por pesquisadores, com o link que nos leva ao site da SSE - The Society for the Study of Evolution .

Até aí, tudo bem. Num dado momento, resolvi dar uma navegada mais acurada pelo referido site. E, clica aqui, clica ali, acabei chegando, não sei como, num local fantástico, raro, que me deixou profundamente emocionada. Simplesmente: The Complete Work of Charles Darwin Online. Documentos, manuscritos, ilustrações belíssimas (uma delas ilustra este post), tudo ali, diante dos meus olhos. Tive que me segurar para não chorar.

Resisti muito para entrar na net. Durante anos, mesmo usando computador para trabalhar, me negava a ser uma usuária. Até que um belo dia: foi inevitável. Assim como será inevitável, um dia, eu ter de comprar um celular. Até hoje, se um tocar ao meu lado, vai ficar tocando, pois nem atender eu sei. No meu caso, acho desnecessário ter um celular.

Voltando à net, todos sabemos que aqui tem muitos trambiqueiros, pessoas desonestas que se acham no direito de enganar, tripudiar, abusar da boa fé alheia. Isso, porém, não passa de um reflexo desse mundo doido em que se transformou o nosso, onde nefastos super-herois, dessa pós-modernidade acachapante, jogaram as espadas de lado e, mouse em riste, balançando-se em bits e bytes, pixelados em capas de néon, resolveram chutar o balde, como se isso pudesse levá-los a algum lugar.

Mas também existem os generosos, e como são belos os generosos. Quero crer que, na net, o número de generosos seja infinitamente maior. Informação não é para ser guardada, nunca foi, embora muitas pessoas se neguem a entender algo tão simples. Tem gente que, ao ficar sabendo de algo novo, que poderia ser de utilidade para muita gente, guarda para si. Por quê? Não sei, não consigo entender uma atitude como essa. Talvez as pessoas que procedam dessa maneira queiram, numa oportunidade ou outra, mostrar o quanto são especiais, o quanto são bem informadas. Tenho pena dessas pessoas.

Como o meu computador voltou a funcionar? Também não sei. Cismei com o mouse, e comprei um novo. Deu certo. Até agora, deu certo. Já, já, vou correndo navegar outra vez no The Complete Work of Charles Darwin Online. Tenho certeza absoluta de que irei encontrar muitas outras coisas fascinantes por lá. Vamos? Estou dando carona!


Adelidia Chiarelli