domingo, 29 de março de 2009

Por que o gelo flutua?







Estou muito feliz. O motivo dessa felicidade? Vamos lá: em coautoria com Lucia Maria Paleari publiquei, pela Editora Unesp, a coleção Ciência e Cidadania. Ao todo foram seis títulos de nossa autoria.

Muito interessante o início de tudo. Queríamos falar sobre Ciência com propriedade, com correção, e de maneira a também dar um tratamento pedagógico adequado. Mais do que isso: queríamos tratar os temas de forma poética. Para que tipo de público? Para qualquer pessoa que não conhecesse o assunto a ser tratado. Poderia ser um jovem, uma criança, um adulto, ou uma pessoa idosa.

Escrevemos o primeiro texto e o mostramos para algumas pessoas. O que nos disseram? Que aquela não era a maneira de se falar sobre Ciência. Perguntamo-nos, incrédulas, àquela época: qual a maneira de se falar sobre Ciência? Quantas idéias pré-concebidas! Cada um tem uma maneira própria para falar sobre qualquer assunto. Aquela era a nossa. E acreditávamos nela.

Mantivemos o texto como estava. Ponto.

Aí, resolvemos fazer um boneco que mostrasse exatamente como seria o livro.
Para isso, precisávamos de um desenhista*. Conseguimos. Tudo pronto, montamos o boneco do Por que as aves voam?.

A Editora Unesp nos recebeu. O pessoal de lá gostou muito da idéia daquele primeiro livro. Não só queriam publicá-lo como queriam outros, que fizéssemos uma coleção. A coleção foi feita e o público a recebeu muito bem. Órgãos governamentais adquiriram alguns dos títulos, por mais de uma vez, para distribuí-los na escolas públicas do Estado de São Paulo. E agora, quem adquiriu o Por que o gelo flutua? foi a Biblioteca Nacional, que o distribuirá pelas escolas do Brasil. O livro sendo lido em vários sotaques. Não é maravilhoso? Não é para ficar feliz? É muito bom saber que, mais uma vez, em grande escala, um dos nossos títulos cumprirá sua função: irá para as mãos dos leitores, local exato onde deve estar.

Fiquei meio hesitante em escrever esse post. Depois me lembrei de que pessoas que me dão a honra de acessar esse blog também escrevem. Algumas, no entanto, ainda não tiveram seus trabalhos publicados. A essas me dirijo agora: não desistam da escrita, não desistam da vida, não desistam de vocês. E não desistam da poesia, seja sob qual forma for que ela se manifeste em suas vidas. Pois ser poeta hoje, meus amores, mais do que nunca, é um estado de espírito. O único estado de espírito no qual acredito. O único.


Adelidia Chiarelli


*A coleção teve três desenhistas.
Os desenhos do Por que o gelo flutua?
foram executados por Luciana Betti.
Um deles ilustra este post.