quarta-feira, 8 de abril de 2009

O 12º Planeta



No final da década de 1980, quando eu era editora da Nova Cultural, uma colega me pediu um grande favor. Qual o favor? Que eu lesse um livro. Qual livro? O 12º Planeta*. O autor? Zecharia Sitchin . Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, nem sobre o autor. Sinceramente, não me sentia disposta a ler o tal livro. Mas ela insistiu muito, muito mesmo, e acabei cedendo.

Com muito preconceito, devido a minha formação como bióloga, embora à época já trabalhasse em outra área, iniciei a leitura. Para o meu espanto, o livro, uma edição de Portugal, me surpreendeu. Comecei a ver o tamanho exato da minha ignorância, o quanto precisaria (e preciso!) ainda estudar sobre vários assuntos, quão vasto, imenso, muito maior do que eu sequer imaginara, era o legado de todos aqueles que haviam nos antecedido nessa jornada que nos leva, queiramos ou não, rumo ao desconhecido.

Certo dia, pela manhã, na sala do café da empresa, me encontrei com outra colega, que trabalhava no mesmo local, só que na Editora Best Seller. Jamais havíamos conversado, pois pouco nos encontrávamos. Meio sonada, pois ficara lendo até tarde, não sentia a menor vontade de conversar. Mas a conversa entre nós duas foi iniciada e eu lhe disse exatamente como me sentia: uma grande ignorante. Rindo, ela me perguntou o porquê de eu estar me sentindo daquele jeito. Contei. Interessada, quis saber detalhes sobre o livro e afirmou que também iria lê-lo e, se fosse o caso, tomaria providências para que fosse publicado por aqui.

Pouco tempo depois, por motivo de saúde, me ausentei da empresa por mais de um mês. Mesmo assim, fiquei sabendo que os contatos com Zecharia Sitchin - que, entre outras atribuições, era consultor da NASA -, já estavam sendo feitos em Nova York, e o livro seria publicado no Brasil. Foi exatamente o que aconteceu. Não só O 12º Planeta foi publicado, como vários outros títulos do mesmo autor.

Isso tudo me veio à mente por causa do post Um novo exoplaneta nos arquivos do Hubble. Imaginei que algum frequentador do blog poderia se interessar pelo livro. Não sei se pode ser ainda adquirido em livrarias, ou se está fora de catálogo. Nos sebos de São Paulo não é difícil encontrá-lo. Como não é difícil também encontrá-lo na net, em português, para download gratuito.

Só uma coisinha para terminar: nos livros que vi na net, consta que ele foi publicado em 1976. Acredito que tenha havido um equívoco. Na realidade, estou quase certa de que 1990 foi o ano da primeira edição brasileira. 1976 foi o ano da publicação em inglês.


Adelidia Chiarelli


*Título em inglês:
The 12th Planet
Copyright Zecharia Sitchin, 1976