sexta-feira, 12 de junho de 2026

Pesquisa contesta suposto efeito anti-inflamatório da creatina

Agência FAPESP
10.06.2026

Fernanda Bassette

Revisão de estudos clínicos realizada por pesquisadores da Unesp confirmou a segurança do produto, mas não encontrou efeitos significativos sobre marcadores inflamatórios no organismo

A creatina, um dos suplementos mais populares entre frequentadores de academia e atletas, parece não ter o efeito anti-inflamatório que muitos imaginam. A conclusão é de uma revisão sistemática com meta-análise conduzida por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que avaliou diversos ensaios clínicos e concluiu que, até o momento, não há evidências consistentes de que a substância reduza marcadores inflamatórios no organismo.