Nova forma da doença ataca diretamente os pulmões e exige internação de alto custo. No Japão, o vírus já atingiu níveis epidêmicos
REDAÇÃO ÉPOCA

Os relatos mostram que, em alguns países, até 15% infectados pelo vírus H1N1 precisam de cuidado hospitalar, pressionando ainda mais os já sobrecarregados sistemas de saúde.
"Medidas preparatórias precisam antecipar essa demanda crescente das unidades de cuidado intensivo, que podem ser sobrecarregadas por um aumento repentino no número de casos graves”, diz o relatório divulgado pela OMS.
Ainda segundo a OMS, nesses pacientes, o vírus infecta diretamente o pulmão, causando insuficiência respiratória grave. “Essas vidas dependem de um cuidado altamente especializado nas unidades de tratamento intensivo, em geral com permanências longas e caras”.
O documento também identifica onde a doença está em avanço. No Japão, diz a OMS, o vírus atingiu níveis epidêmicos, o que sinaliza um início do que pode ser uma longa temporada da gripe este ano. Em áreas tropicais o avanço da doença também está piorando.
A OMS afirma estar aconselhando os países do Hemisfério Norte a se preparar para uma segunda onda de disseminação pandêmica. "Os países com climas tropicais, onde o vírus pandêmico chegou depois do que em outros locais, também precisam se preparar para um número crescente de casos”. Continua
Legenda da foto:
PREOCUPAÇÃO
Sistemas de saúde do mundo todo estão
sobrecarregados por conta da gripe suína
Via Época
Por Paulo Moreira Leite
Está na rede!
The New York Times, Portal Terra:
- A Child of the Amazon Shakes Up a Nation’s Politics
- NYT: Marina Silva é 'criança da Amazônia' que abala o Brasil
The New York Times:
- The ABC’s of H1N1
- Prepare for a Vaccine Controversy
Diário de Notícias (Portugal):
- Ajuda de médicos reformados e dispensados colhe apoios