terça-feira, 8 de novembro de 2011

Desistência nos cursos de ciência chega a 40% nos EUA

JC e-mail 4379, de 07 de Novembro de 2011.
Desistência nos cursos de ciência chega a 40% nos EUA


De acordo com um novo estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), essa taxa de desistentes aumenta para 60% quando são incluídos estudantes que pretendem se formar em medicina.

Preocupado com resultados de testes educacionais que mostraram jovens americanos atrás de estudantes de países como Eslovênia e Cingapura nas áreas de ciência e inovação, o presidente Barack Obama fez um apelo no ano passado para que as universidades formassem 10 mil engenheiros a mais por ano e 100 mil professores especializados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Mas, apesar de pesquisas mostrarem que mais calouros universitários pretendem se especializar em uma dessas áreas, cerca de 40 % deles desistem durante o curso.

O motivo é simples: são áreas difíceis, que exigem muito estudo. Enquanto alunos do ensino fundamental e médio se divertem com experimentos lúdicos, ao começar o ensino superior o calouro se depara com aulas teóricas de química e física e uma quantidade enorme de exercícios de cálculo para resolver. E o entusiasmo vai por água abaixo.

De acordo com um novo estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), essa taxa de desistentes aumenta para 60% quando são incluídos estudantes que pretendem se formar em medicina. Esse índice de desistência é o dobro do observado em todas as outras especialidades juntas. Continua