sexta-feira, 7 de junho de 2013

Freezer quebra e UFPE perde mais de 40 pesquisas armazenadas


JC e-mail 4742, de 07 de Junho de 2013.
Freezer quebra e UFPE perde mais de 40 pesquisas armazenadas


A universidade abriu sindicância para apurar a falha que comprometeu pesquisas realizadas há pelo menos quatro anos, diz Portal Terra

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) perderam amostras coletadas ao longo dos últimos quatro anos após quedas sucessivas de energia que deixaram sem funcionamento o freezer onde o material de análise era armazenado O equipamento, que continha amostras de tecidos humanos e de animais de pelo menos 40 pesquisas, apresentava uma temperatura média de - 80ºC , mas parou de funcionar no último fim de semana.

Segundo professores do Deparamento de Nutrição da UFPE, localizado no campi de Recife, sucessivas quedas de luz queimaram o sistema que liga o freezer. O equipamento estava protegido contra a falta de energia por um gerador, que não disparou porque também estragou com a instabilidade na rede elétrica. Pesquisadora do Departamento de Pós-Graduação em Nutrição, Rhowena Matos disse que quando os professores chegaram para trabalhar encontraram o freezer a uma temperatura média de 16ºC.

"É uma temperatura muito elevada, todos os materiais estavam descongelados e foram inutilizados", lamentou. Segundo ela, ainda não foi feita uma estimativa dos custos com o problema, mas confirmou que são mais de 40 pesquisas comprometidas. "São trabalhos de anos de diversas unidades da universidade e que envolvem até estudos no exterior. Eu mesma ia levar amostras este ano para uma pesquisa na França", disse.

Nesta quinta-feira, Rhowena e outros professores participaram de uma reunião com a reitoria da universidade, que se comprometeu em resolver o problema elétrico na unidade. De acordo com a pesquisadora, os professores já havia pedido diversas vezes melhorias na estrutura da unidade.

"É um problema antigo, já tivemos até um incêndio aqui em 2003 e nada foi feito para melhorar a rede elétrica", criticou. Segundo Rhowena, enquanto não forem feitas as mudanças, o freezer vai permanecer desligado e os professores não terão como retomar suas pesquisas.

Reitor diz que vai investigar o problema
Em entrevista ao Terra por telefone, o reitor da UFPE Anísio Brasileiro disse que abriu uma sindiância nesta quinta-feira para apurar a falha na distribuição de energia e possíveis responsabilidades. Ele ainda disse que solicitou ao Departamento de Nutrição que apresente um relatório detalhado sobre todos os problemas na infraestrutura verificados na unidade para que a reitoria providencie as melhorias.

(Portal Terra)