quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Comissão da Verdade apresenta o relatório dos 31 meses de trabalhos

Jornal Nacional
10.12.2014


Afirmou que a violação dos direitos humanos foi política de Estado. E defendeu punição para os responsáveis ainda vivos, apesar da Lei da Anistia.

A Comissão Nacional da Verdade entregou à presidente Dilma Rousseff o relatório final, em que afirma que a violação dos direitos humanos foi uma política de Estado, da ditadura militar. A comissão responsabilizou 377 pessoas.

O relatório da Comissão da Verdade, com 2 mil páginas, foi entregue à presidente Dilma Rousseff na presença de parentes das vítimas do regime militar. A comissão trabalhou durante dois anos e sete meses. Ouviu 1.200 testemunhas, entre agentes da repressão e vítimas da ditadura, que durou de 1964 a 1985. Identificou 230 locais onde ocorreram torturas e assassinatos de opositores do regime.

Segundo a comissão, as violações aos direitos humanos foram uma política de Estado, para aniquilar a oposição. A investigação apontou 377 autores das violações, distribuídos em uma cadeia de comando.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.





Veja no El País:
- Repressão além das fronteiras: a aliança repressiva no Cone Sul
- Empresas passavam ‘listas negras’ de trabalhadores aos militares
- “Eu acho, não, tenho quase certeza que eu não fui estuprada”
- Dilma: “As marcas da tortura sou eu. Fazem parte de mim”