quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Niède Guidon deixa Fumdham e Parque Nacional Serra da Capivara fecha as portas

JC-Notícias/SBPC
17.08.2016

Fundação Museu do Homem Americano determinou a paralisação de todos os serviços sob sua responsabilidade na unidade de conservação por falta de recursos

A pesquisadora Niède Guidon comunicou à Unesco nesta terça-feira (16) que deixará a presidência da Fundação Museu do Homem Americano, no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí. Com mais de 130 mil hectares abrangendo quatro municípios no interior do Estado, o parque não tem recursos para se manter e fechará as portas.

De acordo com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), responsável pela manutenção do parque, desde o ano de 2014, os cofres da instituição recebem recursos insuficientes para manter o patrimônio. Nesta terça-feira (16) uma decisão da Justiça Federal foi contrária a outra decisão, que havia bloqueado 4 milhões da União para manutenção do parque, em função do ICMBio não ter assinado a cogestão com a Fumdham.

Com a decisão de Niède Guidon, a partir desta quarta-feira (17), os turistas não poderão mais entrar no parque. Os condutores de visitantes que sobrevivem com os recursos provenientes do trabalho no parque ficarão impedidos de acompanhar os visitantes. Isso certamente vai causar uma crise na economia local que já enfrenta uma forte seca.

Continua.