quinta-feira, 27 de junho de 2024

Niède Guidon

a terra é redonda
DANIEL BRAZIL*
26.06.2024

 A cientista que virou passarinho 


Niède Guidon é um nome reconhecido mundialmente no campo da arqueologia. A paulista de Jaú, filha de pai francês e mãe brasileira, mudou a história das Américas através de suas pesquisas etnográficas na Serra da Capivara, no Piauí. Formada em História Natural pela USP, Niède Guidon não teve vida fácil. Ameaçada pela ditadura militar, teve de se exilar. Em suas próprias palavras, “Eu era da Universidade de São Paulo. E tinha uma tia que tinha um amigo que era general. Um dia ele telefonou para ela e disse: ‘A Niède tem que ir embora hoje porque ela vai ser presa’. Minha tia foi ao meu apartamento, me botou no avião, e eu fui embora. Não foi só comigo que aconteceu. Na época, pessoas que não tinham passado no concurso para professor da USP, que tinham ficado em segundo ou terceiro lugar, denunciaram os colegas que tinham sido aprovados para ficar com o lugar deles. Foi isso que aconteceu.[1]

Leia a matéria completa!