sexta-feira, 8 de julho de 2011

RS: em escola de lata, estufa e cobertor viram material escolar

Via Portal Terra
Por Camila Soares e Angela Chagas
Direto de Porto Alegre
08.07.2011

O frio registrado nas últimas semanas no Rio Grande do Sul gera belas imagens e atrai muitos turistas ao Estado, no entanto as temperaturas baixas trazem problemas para três escolas gaúchas que abrigam os alunos em contêineres, as chamadas escolas de lata. Cobertores, aquecedores e roupas doadas viraram parte do ambiente escolar e, nos dias mais frios, tornam-se indispensáveis, garantem os professores.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião, em Porto Alegre, 240 alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental estudam nos contêineres. A situação, que começou em maio de 2009, traz problemas para a escola. "Algumas professoras falam que os alunos andam por dentro da sala e com esse frio não tem como pedir para eles ficarem quietos, de alguma maneira eles têm que se esquentar", diz a diretora, Maria Silvarina Garcia dos Santos.

Há 10 anos no magistério, a professora Rosaura Bom Mazzikelli tenta achar alternativas para conseguir prender a atenção das crianças do 3º ano. "Os alunos ficam batendo o pé, eu coloquei jornal nos meus pés e nos calçados deles para aquecer um pouquinho. Tenho cobertor na sala de aula para quando o frio está muito intenso". A educadora também leva de casa roupas de lã para aquecer as crianças mais carentes.

"Quando eles estão agitados demais eu digo: 'vamos pôr roupa', dai começamos a colocar as peças. Isso prejudica muito a aprendizagem, eles nem prestam atenção na minha explicação, ficam reclamando do frio. Estamos sempre gelados mesmo", diz a professora. Continua

***

Leia também:
- Cotado para ministro,Maggi é alvo de inquérito no STF
- Suplente de Maggi responde a ações por improbidade
- Governo teme que Pagot fale o que não deve falar
- Pagot dirá que era Nascimento quem aprovava gastos
- Lula concordou com demissão, diz ministro
- Procurador-geral livra Gushiken, mas pede condenação de réus do mensalão