sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do CBPF lança revista eletrônica de cosmologia e cultura

JC e-mail 4406, de 15 de Dezembro de 2011.
Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do CBPF lança revista eletrônica de cosmologia e cultura


Publicação mensal do ICRA aborda diferentes modos de pensar a natureza, o homem e o nosso tempo.

Cosmos e Contexto (www.cosmosecontexto.org.br) é uma revista eletrônica de cosmologia e cultura criada por cientistas e estudantes do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (ICRA/CBPF). A primeira edição entra no ar hoje (15).

Publicação multidisciplinar, Cosmos e Contexto aborda diversos modos de pensar a natureza, o homem e o nosso tempo compartilhando saberes, mesmo aqueles que por tradição, interesses pessoais ou institucionais tenham sido declarados como opostos ou até mesmo irreconciliáveis.

Uma nova edição de Cosmos e Contexto estará disponível no dia 15 de cada mês. O editor-chefe da publicação é o professor Mario Novello, pesquisador do ICRA/CBPF e líder do grupo de pesquisa do CNPq "Cosmologia, Gravitação e Astrofísica Relativista", fundado em 1972.

Entre os destaques do primeiro número (dezembro de 2011) estão: um texto de José Ortega y Gasset, "Um tipo de cientista sem exemplo na história"; "Programa espacial brasileiro: impasses e alternativas", de autoria de Roberto Amaral; "A Rede ICRANet no Brasil", de Josephine Rua; e "O Bóson de Higgs, a aceleração do universo, a velocidade do neutrino e o Barão de Munchausen", texto de Mario Novello.

Mais informações no site www.cosmosecontexto.org.br.
(Informações do ICRA/CBPF)