quarta-feira, 15 de abril de 2015

Museu Goeldi celebra Semana dos Povos Indígenas com atividades

JC-Notícias/SBPC
14.05.2015

Oficina de máscaras, encontros com o povo Kayapó, pintura corporal, exposição de artesanato e palestras integram a programação em Belém, com início nesta terça-feira

A Semana dos Povos Indígenas no mês de abril é um evento tradicional no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), que intensifica no período as conversas e debates sobre questões relacionadas aos povos indígenas da Amazônia, considerando a celebração, em 19 de abril, do Dia do Índio.
Os primeiros habitantes do Brasil serão lembrados na instituição com eventos como oficinas, palestras e um encontro com um grupo indígena. As atividades, que seguem até domingo (19), são organizadas pela Coordenação de Ciências Humanas (CCH) e pelo Serviço de Educação do Museu Goeldi.

A oficina O Segredo das Máscaras relaciona as máscaras indígenas com formas de vida social e cultural e o uso dado para cada objeto. A atividade se baseia nos estudos dos acervos etnográficos da Reserva Técnica Curt Nimuendajú, pertencente à CCH. A geógrafa Graça Santana é a responsável pela oficina, que acontece de quarta-feira (15) a sexta (17). As inscrições devem ser feitas presencialmente até esta terça (14).

De terça a sexta, um grupo de índios Kayapó/ Megêngokrê estará no Parque do Museu Goeldi e realizará atividades com as escolas agendadas. No Encontro Kayapó haverá relatos das experiências cotidianas, pintura corporal e exposição e venda de artesanatos. No domingo, essa programação será aberta a todo o público visitante.

Na sexta (17), o pesquisador Wladirson Cardoso palestrará sobre os “Povos indígenas do Brasil e na Amazônia: os usos e a proteção da floresta – aspectos legais, históricos e antropológicos”.

Saiba mais sobre as atividades e acesse a programação.

(MPEG)

http://www.mcti.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/jIPU0I5RgRmq/content/museu-goeldi-celebra-semana-dos-povos-indigenas-com-atividades