sexta-feira, 15 de julho de 2016

"Água potável pode se tornar uma miragem", diz José Tundisi em artigo

JC-Notícias/SBPC
14.07.2016

Artigo do Acadêmico foi publicado no site Museu do Amanhã; nele, o pesquisador afirma que ciclo natural da água foi alterado pela atividade humana, tornando-se um ciclo “hidrossocial”

A água é fundamental para a dinâmica da natureza. Impulsiona todos os ciclos, sustenta a vida e é o solvente universal. Sem água, a vida na Terra seria impossível. Além de usá-la para suas funções vitais, como todos os outros seres vivos, os humanos utilizam os recursos hídricos para a produção de energia, de alimentos, para navegação, desenvolvimento industrial, agrícola e econômico.

Entretanto, 97% da água do planeta Terra está nos oceanos e não pode ser utilizada para irrigação, uso doméstico ou para beber. Os 3% restantes têm cerca de 35 milhões de quilômetros cúbicos de volume, sendo que, em grande parte, está congelada na Antártida ou na Groenlândia. Então, na verdade somente 100 mil km3, ou seja, 0,3% do total de recursos de água doce no planeta está disponível nos lagos, rios, embaixo da terra, e pode ser utilizado pelas pessoas.