terça-feira, 26 de julho de 2016

Suicídio e Desemprego

JC-Notícias/SBPC
25.07.2016

“Desemprego e outros estressores psicossociais podem desencadear doenças mentais em indivíduos predispostos, e podem aumentar o risco de outros transtornos, como uso de drogas e abuso de álcool”, comentam Francisco J. B. Sampaio, presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), e Antonio Egidio Nardi, psiquiatra e secretário-geral da ANM

Recente artigo publicado na Folha de São Paulo, intitulado “Estudos identificam forte relação entre suicídios e desemprego” e citando uma história de um empresário que cometeu suicídio no momento de crise financeira e necessidade de demissão em sua empresa, nos chamou a atenção.

A Academia Nacional de Medicina (ANM) discutiu “Suicídio” recentemente, em torno de apresentação do Acadêmico e Psiquiatra Antonio Egidio Nardi. Foi demonstrado que quem comete suicídio, sempre padece de algum transtorno mental, sendo o mais comum a depressão. Mesmo entre os “kamikazes” ou os “indivíduos-bomba” que se explodem, supostamente por motivos políticos, ideológicos ou religiosos, existe sempre um transtorno mental subjacente.

Leia na íntegra: Jornal do Brasil

Leia também:

Jornal do Brasil – Academia Nacional de Medicina debate mitos e tabus do suicídio 

Folha de S. Paulo – Estudos identificam forte relação entre suicídios e desemprego

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.