sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SBPC pede ao MMA ação imediata para garantir funcionamento permanente do Parque Nacional Serra da Capivara

JC-Notícias/SBPC
19.08.2016

Em carta ao ministro Sarney Filho, a SBPC manifesta que recebeu com muita apreensão a notícia sobre o fechamento do Parque Nacional: “Estamos sem palavras para descrever o grau de desapontamento da comunidade científica brasileira com a dimensão do descaso que há anos o Parque vem sofrendo”

A SBPC enviou hoje uma carta ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, manifestando preocupação e profundo desapontamento com as notícias veiculadas ontem (17) na imprensa sobre o fechamento do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. “Estamos sem palavras para descrever o grau de desapontamento da comunidade científica brasileira com a dimensão do descaso que há anos o Parque vem sofrendo, com constantes atrasos nos repasses de verbas para manutenção do sítio e da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham)”, declara a Sociedade na carta.

No documento, a SBPC ressalta que a medida extrema é resultado de um conjunto de “interesses e ingerências políticas”, que levaram a atrasos em pagamentos de obrigações, redução do número de funcionários e precarização no atendimento ao público.

A carta lembra ainda que em abril deste ano a SBPC realizou na cidade de São Raimundo Nonato, uma Reunião Regional, que permitiu testemunhar os esforços empenhados pela arqueóloga Niède Guidon e toda a sua equipe para que o Brasil pudesse ter acesso a um dos maiores acervos de pinturas rupestres do planeta, considerado como Patrimônio Mundial pela Unesco, que é também uma fonte de emprego para a população local.

“Solicitamos que V.Excia. adote medidas imediatas que garantam o repasse das verbas necessárias à reabertura do Parque Nacional da Serra da Capivara. Ao mesmo tempo, vemos também a urgência de uma ação política efetiva que garanta a definição de uma dotação específica e permanente para funcionamento do Parque, como já solicitado por nós em outras oportunidades, e em ação civil pública impetrada pela seção do Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, diz a SBPC, na carta.

Leia aqui o documento na íntegra.

Jornal da Ciência

Leia também:

O Estado de S. Paulo – Ministério do Meio Ambiente anuncia R$ 1 milhão para parque Serra da Capivara

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

O Globo Online – Falta de recursos ameaça o maior tesouro arqueológico brasileiro