sábado, 14 de dezembro de 2013

Lua de Júpiter tem vapor de água e pode ser habitável


JC e-mail 4875, de 13 de dezembro de 2013
Lua de Júpiter tem vapor de água e pode ser habitável


Erupções mostrariam oceano abaixo de crosta de gelo no satélite, criando condições para uma vida alienígena


O telescópio espacial Hubble registrou a erupção de vapor de água na lua Europa, de Júpiter, o que tornaria sua superfície "potencialmente habitável".

As supostas colunas de vapor mostrariam a abundância de água sob a crosta gelada da Europa.

A lua é considerada um dos melhores locais para ser encontrada vida alienígena no Sistema Solar. Astrônomos consideram a tese de que organismos podem sobreviver em seus oceanos. No entanto, pensava-se que seria necessário perfurar esta camada de gelo, que em alguns momentos chega a 100 km de espessura, para que um sinal de vida fosse encontrado.

- Novos estudos podem começar pelos compostos químicos que tornariam o ambiente da Europa potencialmente habitável, e essa investigação pode ser feita mesmo sem qualquer perfuração - afirma Lorenz Roth, do Instituto de Pesquisas do Sudoeste, em San Antonio (EUA).

Outras imagens do telescópio constataram excedente de hidrogênio e oxigênio no Hemisfério Sul da lua. Se novas pesquisas ratificarem esta descoberta, a Europa tornaria-se a segunda lua no Sistema Solar conhecida por obter camadas de vapor de água em erupção.

Em 2005, a órbita Cassini, da Nasa, decretou jatos de vapor de água em erupção e poeira saindo da superfície da lua Enceladus, de Saturno.

Embora gelo e partículas de areia tenham sido encontrados em Enceladus, apenas vapor d'água em erupção foi encontrado até agora na Europa.

A descoberta foi anunciada esta semana na revista "Science Express".

(O Globo)