terça-feira, 17 de dezembro de 2013

USP impede formatura de 50 alunos de direito



JC e-mail 4876, de 16 de dezembro de 2013
USP impede formatura de 50 alunos de direito


Universidade vai apurar suspeita de formação de carga horária irregular


A Faculdade de Direito da USP decidiu impedir, ao menos temporariamente, a formatura neste ano de cerca de 50 estudantes da graduação. A suspeita é que houve irregularidades na composição das cargas horárias deles. Anualmente, cerca de 430 alunos se formam na escola.

O problema detectado pela escola foi que, para compor a carga horária mínima para formatura ("créditos"), alunos usaram aulas cursadas em outras unidades da USP, antes do ingresso em direito.

A faculdade permite que cerca de 5% do curso seja feito em outras unidades (os "créditos livres"), desde que ao mesmo tempo que a graduação em direito. Não é permitido, por exemplo, um estudante que se formou em história em 2003 usar essas disciplinas para compor agora o curso de direito.

Um aluno atingido pela medida afirmou, sob a condição de anonimato, que de fato usou créditos cursados antes do ingresso em direito.Ele diz, porém, que o procedimento foi aceito pela seção de alunos da escola e que os estudantes não tinham conhecimento da restrição.

Segundo ele, toda a relação administrativa dos estudantes com a faculdade era feita por essa seção. O problema foi detectado pela comissão de graduação da própria unidade.

SINDICÂNCIA
Ao ser informado da situação, o diretor da faculdade, Antonio Magalhães Filho, determinou "abertura de sindicância para para apuração de irregularidades no cadastramento de créditos em disciplinas livres", segundo comunicado enviado a estudantes, professores e funcionários.

Determinou também a suspensão temporária desses créditos. Assim, até que a análise do caso seja concluída por uma comissão, os estudantes não poderão se formar.

Folha não conseguiu contatar o diretor ontem. Também ontem estava prevista para ocorrer a festa da colação de grau da turma.

Segundo a reportagem apurou, além dos cerca de 50 estudantes impedidos de se formar, mais 100 estudantes de outras séries também tiveram os créditos suspensos, pela mesma razão.

(Fábio Takahashi/ Folha de S.Paulo)