domingo, 5 de abril de 2009

Hanamatsuri - Festa das Flores

Bairro da Liberdade - São Paulo - SP - Brasil - 04.04.2009







Clique nas fotos para ampliá-las



O nascimento de Buda


O Rito do Hanamatsuri ou Festa das Flores é a comemoração do Nascimento do Buda Xaquiamuni. Este rito é realizado anualmente no mês de abril, na Praça da Liberdade. O evento é caracterizado pela homenagem ao Buda Criança com a oferta de flores e chá adocicado. Os convidados oferecem chá ao Buda, banhando sua imagem, ainda criança. A imagem do Buda fica dentro de um altar ornado com muitas flores coloridas e este altar é chamado de Hanamido. O altar representa o jardim em que Buda nasceu e o chá representa a chuva de nectar que caiu no momento do seu nascimento. Conforme a crença popular, as pessoas que assim o homenageiam podem ter seus pedidos atendidos.
O nascimento de Buda ocorreu aproximadamente há 2633 anos, no nordeste da Índia, quando criança era chamado de Sidarta Gautama. Sidarta era filho do rei Sudodana e da rainha Maya.
O seu nascimento é precedido por um mito transmitido desde a antiguidade. Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita. Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho. Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento de Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.


Acima, partes do texto distribuído pela Federação das Escolas Budistas do Brasil


Fotos: Adelidia Chiarelli