sexta-feira, 17 de abril de 2009

Quem quer atacar o Grande Sertão-Veredas?

Via O ECO - Texto: Sérgio Abranches - 16.04.2009




Prezada Maria Tereza Pádua, estava fora do ar e só agora pude entrar na na discussão sobre o Parque Grande Sertão-Veredas. Ainda bem que o Marcos Sá Corrêa atualizou a pauta, abrindo caminho, uma veredazinha, para eu entrar. Esse parque que, tenho certeza, a cúpula do ChiBio, vulgo Instituto Chico Mendes etc e tal, desconhece de cabo a rabo, é um patrimônio inestimável do capital natural e cultural do Brasil e do sertão, de Minas, Goiás e Bahia. Como diria o outro, dos sertões de Minas, Goiás, Bahia e do mundo.

Eu fui ao Grande Sertão Veredas e posso dizer, por conhecimento, que Guimarães ficaria honrado com a homenagem e indignado com o ataque ao parque. Sou de Curvelo, a boca desse grande sertão e daquelas veredas, vizinho da Cordisburgo de João Rosa. Foi meu bisavô, José Lourenço Vianna, o doutor Juca, ou o médico do Curvelo, quem deu a Guimarães seus primeiros óculos, episódio depois relatado por ele na estória fantasia bela-triste de Miguilim e que está registrado nos relembramentos de Vilma Guimarães Rosa. Continua

Foto fonte
...


Veja também:
Uma árvore que depende da vereda

...

Ouça Sérgio Abranches:
A farra antiambiental
Governo criou para si mesmo um grande embaraço