sábado, 15 de novembro de 2014

Editorial do Instituto Socioambiental (ISA) sobre a crise hídrica em São Paulo

Via Instituto Socioambiental (ISA)
14.11.2014

Os jornais desta semana foram prenhes de notícias sobre providências para enfrentar a crise no abastecimento de água, que já vitima a população do Nordeste há uns 150 anos, mas que agora aflige a população da Grande São Paulo, de outras mais de cem cidades paulistas e aproxima-se perigosamente das demais regiões metropolitanas do sudeste.

O governador de SP encontrou-se com a presidente da República e pediu R$ 3,5 bilhões em recursos federais para a execução de obras públicas. Por outro lado, os governos do Rio de Janeiro e São Paulo estimam a necessidade de investir outros R$ 8,5 bilhões para assegurar o abastecimento de ambos os estados com as águas do Rio Paraíba do Sul.

Após um debate um tanto quanto enviesado sobre a crise da água durante o processo eleitoral, os governantes – reeleitos – põem-se, imediatamente, a discutir pacotes de obras retirados das gavetas, sem se dispor a convocar a sociedade para debater as melhores formas de enfrentar a questão.

Note-se que as obras agora indicadas como imprescindíveis para o abastecimento de dezenas de milhões de pessoas não constam de nenhum Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que, supostamente, reflete as prioridades do país quanto ao provimento de infraestrutura.

Continua!