quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Novas espécies de microrganismos marinhos são descobertas no litoral brasileiro

Via Agência FAPESP
Por Elton Alisson
06.11.2014

Agência FAPESP – Pesquisadores do Brasil e do exterior descobriram 18 espécies de animais integrantes da meiofauna (composta por organismos com menos de meio milímetro e que vivem entre grãos de sedimentos do mar) no litoral brasileiro.

Das 18 espécies novas identificadas, 15 foram descobertas durante um workshop sobre taxonomia e diversidade da meiofauna do Brasil, realizado em outubro de 2012 no Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da Universidade de São Paulo (USP), em São Sebastião, no litoral paulista, com apoio da FAPESP.

As espécies de animais foram descritas em uma edição especial da revista Marine Biodiversity dedicada ao evento, que acaba de ser publicada.

“A ideia do workshop foi promover um intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e internacionais em meiofauna, diversidade que tem sido pouco estudada e explorada no mundo, em razão da falta de taxonomistas especializados em diferentes grupos desses animais”, disse Gustavo Fernandes Camargo Fonseca, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), à Agência FAPESP.

Continua!