sábado, 16 de maio de 2015

Bullying é maior entre estudantes do sexo masculino

Agência USP de Notícias
Por Da Redação - agenusp@usp.br
14.05.2015

Por Carolina Medeiros, especial para a Agência USP de Notíciascarolinafmedeiros@yahoo.com.br

Uma pesquisa realizada com 109.104 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas mostra que a prática do bullying é proporcionalmente maior entre os estudantes do sexo masculino (26,1%) do que do feminino (16,0%). O estudo, que envolveu escolas localizadas em zonas urbanas e rurais, de todo território brasileiro, também aponta que 20,8% dos estudantes já praticaram algum tipo de bullying contra os colegas.

Outro dado levantado é que 7,2% dos alunos que foram vítimas dessa prática são, em sua maioria, meninos cujas mães têm baixa escolaridade e são negras ou indígenas. Estes resultados acabam de ser publicados no artigo Causas do bullying: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde da Escola, publicado na última edição na Revista Latino Americana de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

Outros resultados importantes levantados no estudo são as causas/motivos que levam os alunos a praticarem o bullying, sendo que 51,2% dos estudantes não souberam especificar um motivo. Entre os que apontaram as causas, a maior parcela dos casos estão relacionados à aparência do corpo (18,6%), seguida da aparência do rosto (16,2%), raça/cor (6,8%), orientação sexual (2,9%), religião (2,5%) e região de origem (1,7%).

Continua.