quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nasce em Brasília centro de estudos para cuidar do Bioma Cerrado

JC-Notícias/SBPC
06.05.2015


Ideia é conservar e preservar a diversidade biológica. Agronegócio é o principal responsável pela degradação ambiental do Bioma

Preocupados com a devastação do Cerrado brasileiro, principalmente pela exploração do agronegócio, a começar pela soja e milho, dirigentes do Jardim Botânico de Brasília decidiram criar um centro de estudos para traçar políticas de conservação e preservação ambiental da região. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, responsável por um quarto do território nacional, atrás da Amazônia.

Batizado de Centro de Excelência de Estudos sobre o Cerrado (CEEX), a unidade de pesquisa do Jardim Botânico de Brasília está prevista para ser inaugurada em 31 de maio, abrindo a semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho.

Para o superintendente do Centro, Rafael Poubel,  mais da metade (51%) da extensão de área do Cerrado está devastada se considerar dados do Ministério do Meio Ambiente de 2010. Ele avalia que o aumento da extensão da fronteira agrícola é o principal responsável pela degradação ambiental do Bioma. Além do Distrito Federal, o Cerrado abrange áreas de estados como Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

Para fazer frente aos desafios que se apresentam para conservação e preservação do Bioma Cerrado, o centro de estudos nasce com a parceria dos principais órgãos ligados à conservação e recuperação da diversidade biológica. É o caso do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Ministério do Meio Ambiente.

Também foi criada uma portaria que convida vários interlocutores a participar do CEEX, dentre os quais a Embrapa Cerrados, Universidade de Brasília (UNB), FioCruz e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Veja a matéria completa.