quinta-feira, 23 de junho de 2016

Áudios e e-mails entre gestores apontam falhas da Samarco, diz PF

G1
Rodrigo Rezende, Bruno Dalvi, Mário Bonella e Fabíola de Paula
Do G1 ES e da TV Gazeta
22.06.2016

Polícia Federal apresentou inquérito sobre rompimento de barragem. Conversas mostram que diretores sabiam de erros em Fundão.

Trocas de e-mails, mensagens no canal de comunicação interno e gravações de ligações entre diretores da Samarco fazem parte do inquérito da Polícia Federal apresentado, nesta quarta-feira (22), no Espírito Santo. Conversas entre eles apontam, segundo a PF, que, em 2012, os gestores já “sabiam de falhas na barragem de Fundão”, que rompeu, em 2015, causando o maior desastre ambiental do Brasil.

A Samarco foi procurada pelo G1 e disse que "repudia qualquer alegação de conhecimento prévio de risco de ruptura na Barragem de Fundão. A empresa informa ainda que continuará prestando todos os esclarecimentos devidos nos autos do processo", diz a nota.

A barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Os rejeitos atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. A lama percorreu o Rio Doce até a foz e o desastre ambiental, que deixou 19 mortos, é considerado o maior do Brasil.


Veja a matéria completa.
Veja os vídeos.