sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pesquisa da USP associa vírus zika a inflamação no olho em adultos

JC-Notícias/SBPC
23.06.2016

Pesquisa inédita da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP foi publicada nesta quarta-feira, dia 22/06, em revista médica considerada uma das mais importantes do mundo na área

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP acabam de publicar a primeira descrição de inflamação intraocular em adultos causada pelo vírus zika, o mesmo que é transmitido pelo Aedes aegypti.

Até então, a comunidade científica acreditava que a zika adquirida causava somente conjuntivite. “Essa é uma manifestação nova e potencialmente mais grave do quadro ocular. Pela primeira fez na literatura científica, está descrita a zika adquirida em associação com inflamação dentro do olho. Eram conhecidas somente as alterações oculares causadas pela zika congênita, aquela em que os bebês podem desenvolver lesões graves e permanentes”, relata o professor João Marcello Furtado, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da FMRP.

O professor diz que essa é também a primeira vez que o material genético do vírus foi isolado a partir de amostras de líquido de dentro do olho, o chamado humor aquoso que fica na câmara anterior do olho. “Essa é uma demonstração de que o vírus pode ultrapassar as barreiras que protegem o olho contra infecções”, alerta Furtado.

A descrição está na edição de hoje, dia 22/06, de uma das mais importantes revistas da área médica no mundo, a The New England Journal of Medicine, e além do professor Furtado, participam do trabalho o professor Benedito Antonio Lopes da Fonseca, o médico oftalmologista Tomás Teixeira Pinto, do Hospital das Clínicas da FMRP, e Taline Klein e Danillo Espósito, do Laboratório de Virologia da FMRP.

Continua.