sábado, 21 de abril de 2012

Dilma reitera que não negocia anistia a desmatador para votar Código Florestal

Via Estadão
Por Marta Salomon
20 de abril de 2012


Presidente afirma que não abre mão do texto da reforma do Código aprovado pelo Senado

BRASÍLIA - Em reunião nesta sexta-feira no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff recusou-se a negociar a anistia a desmatadores, como defende o relator da reforma do Código Florestal na Câmara, Paulo Piau (PMDB-MG), apurou o Estado. O deputado previu na quinta uma "batalha campal" na votação que definirá as regras de proteção ambiental nas propriedades privadas do País, na qual pretende derrotar o governo, na terça-feira.

Apesar do risco de derrota, a presidente reiterou o apoio ao texto da reforma do Código Florestal aprovado pelo Senado em dezembro. Esse texto exige a recuperação de parte da vegetação nativa às margens de rios. Também prevê condições especiais para pequenas propriedades da agricultura familiar.

A previsão é de que o texto do Senado permita recuperar cerca de 330 mil quilômetros de Áreas de Preservação Permanente (APPs)desmatadas no País, uma parte do passivo ambiental acumulado nos últimos anos, em que as regras previstas pelo Código Florestal em vigor foram ignoradas pelos proprietários de terra. Esse texto ainda enfrenta resistência de ambientalistas, além de forte oposição de ruralistas. Continua