quarta-feira, 24 de julho de 2013

Governo institui política para criação de cursos de Medicina


JC e-mail 4774, de 23 de Julho de 2013.
Governo institui política para criação de cursos de Medicina


Segundo matéria do jornal O Globo, a proposta é voltada para universidades federais e prevê a ampliação de vagas nas graduações já existentes


O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta terça-feira (23) a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior. O objetivo é criar novos cursos de graduação em medicina e aumentar o número de vagas nos cursos já existentes, conforme publicado no Diário Oficial da União.

O plano faz parte do programa "Mais médicos", que reúne uma série de ações destinadas à formação dos médicos e ao ingresso deles no mercado de trabalho. O atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ser o elemento central do projeto pedagógico dos novos cursos.

O texto oficial diz que compete à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) emitir as autorizações necessárias para a concretização da política. As propostas de cursos apresentadas pelas universidades deverão ser analisadas quanto ao projeto pedagógico do curso, perfil de corpo docente e projeto de infraestrutura.

Já à Secretaria de Educação Superior (Sesu) caberá a responsabilidade de assegurar, com o aporte dos recursos, a implantação e o funcionamento satisfatório dos novos cursos.

Avaliação
A portaria também prevê que a Seres constituirá a Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas (Ceaem) para monitorar a implantação e a oferta satisfatória dos cursos autorizados com base na portaria. Para isso, a comissão realizará avaliações in loco na fase de execução dos projetos de implantação dos cursos e após o início da oferta. As visitas serão anuais, até a emissão do ato de reconhecimento do curso.

(O Globo)
http://oglobo.globo.com/educacao/governo-institui-politica-para-criacao-de-cursos-de-medicina-9137513