sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Inpa lança guia com mais de 100 gêneros de formigas existentes no Brasil

JC-Notícias/SBPC
17.11.2015

Em linguagem simples, publicação é voltada para público não especializado. Brasil tem 31% dos gêneros de formigas conhecidos no mundo

Despertar o interesse e difundir o conhecimento sobre a diversidade de formigas, especialmente, para o público não especializado. Estes são os objetivos do Guia para os Gêneros de Formigas do Brasil, lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI). Em linguagem simples, a publicação traz informações sobre a morfologia e o histórico taxonômico do grupo, além de explicações sobre a coleta e identificação dos mais de 100 gêneros existentes no Brasil.

Segundo o Inpa, o Brasil tem a maior diversidade de gêneros de formigas, com 31% dos gêneros conhecidos no mundo, e possui a segunda maior diversidade de espécies do planeta. A estimativa é que existam pelo menos mil espécies de formigas já catalogadas na Amazônia.

No guia lançado pelo Inpa, uma chave de identificação ilustrada e o glossário ajudam os iniciantes e curiosos a entenderem alguns termos científicos usados para descrever estruturas e facilitar a identificação dos gêneros de formigas. O guia on line também conta com imagens em alta resolução de todos os gêneros de formigas do Brasil.

Segundo o biólogo Fabrício Baccaro, um dos autores do livro, as formigas têm importante papel no equilíbrio do ecossistema. Isso porque desempenham diversas funções essenciais para o funcionamento dos ecossistemas, como controle de insetos herbívoros, transformação do solo e dispersão de sementes.

“A publicação traz de forma condensada informações básicas sobre a biologia, ecologia e evolução das formigas, temas estes que a maioria dos mirmecólogos deve conhecer. Esperamos que este guia possa também ser útil para graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da área”, disse o biólogo.

A ideia de publicar o guia surgiu em 2009 durante o Simpósio de Mirmecologia, realizado em Ouro Preto (MG). Por enquanto, o guia está disponível em formato on line. Clique aqui para acessar. A versão impressa está prevista para ser lançada em 2016. Também são autores da publicação: Rodrigo Feitosa (Universidade Federal do Paraná), Fernando Fernández (Universidade Nacional de Colombia), Itanna Fernandes (doutoranda do Inpa/Smithsonian Institution), Thiago Izzo (Universidade Federal do Mato Grosso), Jorge de Souza (bolsista de pós-doutorado do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas da Fapeam) e Ricardo Solar (Universidade de Viçosa).

MCTI