sábado, 19 de dezembro de 2015

Novos números para a flora brasileira

JC-Notícias/SBPC
18.12.2015

O Brasil registra em média 334 novas espécies da flora por ano. É quase uma nova espécie descoberta por dia, e esse número pode aumentar à medida que mais pesquisas se centrem nas lacunas de conhecimento que ainda existem, principalmente na Amazônia

O Brasil tem hoje 46.097 espécies de plantas, fungos e algas conhecidos pelos cientistas. É o país com a flora mais diversa do planeta, e são descobertas, em média, 334 novas espécies a cada ano. A família de plantas com maior número de espécies, distribuídas por quatro dos seis biomas brasileiros, é a das Orquídeas. Estas e outras conclusões estão nos estudos publicados pela Rodriguésia – Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de dezembro de 2015.

A edição especial que comemora os 80 anos da revista traz a atualização da Lista de Espécies da Flora do Brasil e artigos que traçam o perfil da riqueza florística brasileira. Os pesquisadores detalham e analisam informações sobre as famílias, gêneros e espécies de plantas, fungos e algas no País, sua distribuição geográfica – por estados da federação e por biomas –, endemismo, formas de vida (árvore, arbusto, erva etc.) e substrato em que se desenvolvem.

Os dados levantados até o momento confirmam o Brasil como o país com maior número de espécies da flora no mundo, e a Mata Atlântica como o bioma com maior diversidade no território nacional, ultrapassando a Amazônia. Porém, os estudos apontam também a existência de enormes lacunas de conhecimento sobre a flora amazônica.

A Lista de Espécies da Flora do Brasil, cuja primeira edição foi lançada online em 2010 e também na forma impressa como Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, vem desde então sendo atualizada por mais de 600 especialistas brasileiros e estrangeiros. Ela reúne numa mesma plataforma conhecimentos que se encontravam dispersos e, assim, muito difíceis de verificar e analisar.

A partir do sistema e dos dados da Lista, está sendo elaborada a Flora do Brasil Online 2020, também coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nela serão publicadas, até 2020, as descrições completas, com imagens e chaves de identificação, de todas as espécies conhecidas no País, e que passarão a fazer parte do projeto internacional Flora do Mundo 2020 (World Flora 2020). Esses esforços visam ao cumprimento das metas da Convenção da Diversidade Biológica (CDB).

A edição de dezembro da Rodriguésia (Vol. 66, nº 4) traz ainda artigos sobre a Flora do Mundo e as iniciativas de vários países para conhecerem sua diversidade florística. A revista está disponível online em http://rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig66-4/resumos66-4.html

Ascom do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro