quarta-feira, 11 de março de 2015

Fim da ‘CH’? Seria uma perda irreparável

Via Observatório da Imprensa
Por Felipe A. P. L. Costa
10.03.2015


Em 3/2, por meio de uma mensagem de correio eletrônico de um colega jornalista, fiquei sabendo da decisão do Instituto Ciência Hoje de suspender a publicação da versão impressa da revista Ciência Hoje. A mensagem trazia a seguinte circular, assinada pelo físico Alberto Passos Guimarães Filho, atual diretor-presidente do ICH:

“Aos amigos do Instituto Ciência Hoje
 
O Instituto Ciência Hoje, que atua há mais de trinta anos, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missões a Educação e a Divulgação Científica. Mantemo-nos com as vendas de nossas revistas, Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, aos assinantes, às Prefeituras e ao Fundo Nacional da Educação (FNDE/MEC).
 
O Instituto atravessa hoje gravíssima crise financeira, com uma redução das vendas às prefeituras da revista Ciência Hoje das Crianças, de 5,5 milhões de reais em 2013 para 1,1 milhão em 2014.
 
Diante da crise, tomamos no fim de 2014 a difícil decisão de não mais produzir Ciência Hoje impressa, mantendo apenas a revista digital, a menos que alguma instituição próxima cubra os cursos de impressão, em troca de assinaturas da revista. Ciência Hoje sofreria ainda algumas mudanças para dispensar a contribuição de jornalistas. Solicitamos apoio para impressão à UFRJ e à UFMG, duas universidades com as quais temos uma tradição de colaboração; ainda não temos uma resposta definitiva.
 
Temos hoje uma dívida muito grande com nossos funcionários, que não temos como pagar; tampouco podemos demiti-los com o pagamento integral dos custos das rescisões.
 
Diante disso, decidimos reduzir em muito nosso quadro, demitindo esta semana 2/3 do pessoal e tentando fazer um acordo no sindicato para pagar as dívidas em parcelas, com recursos que, esperamos, entrem da venda das revistas das crianças para o FNDE/MEC ou de aporte de um possível sócio. Para complicar mais ainda o quadro, o edital do FNDE Periódicos, que usualmente é publicado nos últimos meses do ano, até hoje (28/01/2015) não saiu.
 
Nossa estratégia, que apresenta muitos riscos, diante de eventuais contestações na Justiça, baseia-se na expectativa de que o Instituto possa atravessar o atual período de crise, saldando suas dívidas nos próximos meses com os funcionários e restabelecendo as condições de atuação plena.
 
Como um dos membros fundadores, e atual Diretor Presidente do Instituto, vou continuar me empenhando para que o ICH possa seguir em sua missão pela Divulgação Científica e pela Educação, distribuindo milhões de revistas e instigando novas gerações de crianças e jovens.
 
Em consideração à nossa missão e aos nossos leitores, continuaremos na luta para alcançar a sustentabilidade do Instituto.”
 
Acho lamentável e espero que a decisão ainda possa ser revertida. Em todo caso, também acho que seja bastante lamentável (e sintomático) perceber que a nossa mais antiga revista de divulgação científica esteja mergulhada em uma crise financeira tão profunda.

Continua.