sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cristovam lê carta aberta a ministro pela paralisação da construção de Usina Nuclear

JC-Notícias/SBPC
26.06.2015

O senador leu trechos de uma carta endereçada ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pedindo o encerramento imediato dessas obras

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a paralisação das obras de construção da Usina Nuclear de Angra 3, no estado do Rio de Janeiro. O senador leu trechos de uma carta endereçada ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pedindo o encerramento imediato dessas obras.

A carta, explicou Cristovam, foi assinada por mais de 30 instituições e ONGs e mais de 190 cidadãos, incluindo o próprio senador. De acordo com o documento, o Brasil tem muito mais a ganhar incentivando as chamadas energias alternativas, como a eólica e a solar.

Os signatários também afirmam que o projeto de construção da usina está desatualizado, o que pode culminar em futuros acidentes radioativos no país.
- Uma carta aberta ao ministro Levy fala do absurdo que parece a essas pessoas, e a mim também, gastar alguns bilhões de reais em um país em crise para fazer mais uma central nuclear em um país que não precisa de central nuclear para gerar energia. Para que fazer mais uma, no momento em que o mundo inteiro contesta a correção do uso de energia de fontes nucleares? – indagou o senador.

(Agência Senado)