terça-feira, 16 de junho de 2015

Um novo passo para descobertas de outras Terras

JC-Notícias/SBPC
15.06.2015


Tecnologia que permitiu a “atualização” de instrumento projetado para encontrar planetas fora do Sistema Solar oferecerá aos cientistas condições para identificarem novos mundos iguais a Terra

Será que vamos descobrir uma nova Terra? O questionamento contém em si a indagação a respeito da possibilidade de existência de vida humana em algum outro lugar no cosmo, fora do Sistema Solar, e sua resposta, afirmativa, é dada categoricamente pelo astrônomo e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Renan Medeiros: “agora sim”.

O advérbio temporal faz-se presente em virtude do desenvolvimento de uma nova tecnologia que
permitiu a “atualização” de um instrumento projetado para encontrar planetas fora do Sistema Solar que oferecerá aos cientistas condições para identificarem novos mundos iguais a Terra. Denominado Pente de Frequências Laser, o equipamento será acoplado ao Harps, um espectrógrafo (equipamento que realiza um registro espectrográfico da luz emitida por estrelas) de alta precisão, que tem sido usado há mais de uma década para a descoberta de planetas extrassolares.

Veja a matéria completa.