sábado, 29 de agosto de 2015

Hungria prende quatro suspeitos de envolvimento na morte de imigrantes

Jornal Nacional
28.08.2015

Corpos foram encontrados em um caminhão abandonado na Áustria.
Investigadores acreditam que imigrantes tenham morrido asfixiados.


A polícia da Hungria prendeu quatro suspeitos de envolvimento na morte dos 71 imigrantes encontrados dentro de um caminhão abandonado na Áustria.

A caçada é contra quem trata pessoas como coisas. A polícia procura homens que deixaram morrer 67 adultos, três crianças e um bebê – todos encontrados num caminhão de transporte de aves.

Os agentes fizeram buscas e interrogaram 20 pessoas até chegar ao dono do caminhão. Ele e outros três suspeitos foram detidos.

O caminhão foi visto quarta-feira (26) na capital da Hungria. Teria entrado na Áustria de quarta para quinta (27). Investigadores acham que todos morreram asfixiados. O baú-frigorífico era lacrado; 71 pessoas respiravam o mesmo ar.

Num primeiro momento, não foi possível calcular o número de mortos. Estavam empilhados e em decomposição. O caminhão ficou largado na estrada 20 horas até ser encontrado.

As autoridades ainda não conseguiram estabelecer quem são as vítimas e as nacionalidades. Teriam encontrado só um passaporte da Síria.

A ministra do Interior da Áustria cobrou da população a denúncia de traficantes de pessoas. Ela deixou claro que os contrabandistas não querem ajudar imigrantes, mas sim lucrar com eles. A ONU declarou que todos estão profundamente chocados com a tragédia.

A tragédia do caminhão surpreende a Europa, e essas várias táticas de travessia levam a uma constatação: quando se fecham as portas oficiais, os imigrantes tentam de outro jeito. E, às vezes, muito mais perigoso.

Nesta sexta-feira (28), a Turquia divulgou imagens de 48 sírios resgatados no mar na terça-feira (25). Na Inglaterra, descobriram um caminhão com 27 imigrantes escondidos.

A caminho da Europa, também estavam dois barcos superlotados que afundaram quinta-feira (27) na costa da Líbia. Duzentas pessoas podem ter morrido.

Já são mais de 2.300 imigrantes mortos no mar este ano. Buscavam na Europa um horizonte mais seguro.

Veja o vídeo.