terça-feira, 15 de março de 2016

Avanço do vírus mayaro em Goiás preocupa infectologistas

JC-Notícias/SBPC
14.03.2016

Transmitida por mosquito silvestre, a doença começa a ser registrada também em áreas urbanas. Pesquisas mostram que o Aedes aegypti se tornou um vetor

O mayaro trilha o caminho para ser o próximo vírus a se urbanizar e causar epidemias. Assim como o zika e a dengue, o “parente próximo” do chikungunya causa surtos de uma síndrome febril cujas dores nas articulações se prolongam por semanas. Ele não mata, mas pode levar à internação. Em Goiás, por exemplo, do ano passado ao início de março, a Secretaria de Saúde notificou 70 casos da doença. Em 2014, houve apenas um registro. O avanço do vírus, bastante comum em regiões que têm matas, deixou em alerta as autoridades sanitárias, que temem a proliferação da infecção. Seus transmissores são mosquitos silvestres como o Haemagogus janthinomys. Entretanto, pesquisas mostram que a doença se adapta bem ao Aedes aegypti.

Leia na íntegra: Correio Braziliense

O Correio Braziliense não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.