quarta-feira, 20 de abril de 2016

'Sem Niède, parque já teria morrido', diz presidente da SBPC no Piauí

G1
18.04.2016

Evento científico em São Raimundo Nonato vai discutir situação do parque.


A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, afirmou nesta segunda-feira (18) que o Parque Nacional da Serra da Capivara já teria morrido se não fosse a luta da arqueóloga Niède Guidon. Em entrevista ao G1, a professora doutora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) disse que os governantes e a sociedade civil são omissos com o patrimônio histórico do país.

"Quem é que está se matando lá? Tem uma pessoa que se chama Niède Guidon e alguns que trabalham com ela. O parque já teria morrido se não fosse o esforço próprio dela. Ela não tem mais 20 anos de idade, tem problemas de saúde e mesmo assim continua lutando, porque ela acredita. O risco é que qualquer coisa que fica personalizada tem uma tendência a desaparecer", falou.

A pesquisadora fez duras críticas à falta de atenção dada pelos órgãos governamentais e também culpou a sociedade por não valorizar as riquezas históricas do parque, que é declarado patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.

Segundo ela, se houvesse apoio e investimentos, o turismo poderia se transformar num vetor de desenvolvimento para a região de São Raimundo Nonato.

"As autoridades brasileiras e o povo brasileiro não valorizam a história. As autoridades são reflexo do povo e o povo desse país não valoriza sua própria história. Lá [em São Raimundo Nonato] tem um aeroporto com uma pista grande, considerado internacional e não tem voo. O turismo é um fonte de renda que o Brasil ainda não se apropriou", disse.

Continua.