domingo, 22 de março de 2009

CTNBio adia votação de arroz transgênico da Bayer para 2º semestre

Via Greenpeace - 19.03.2009







Brasília (DF), Brasil — Mas o algodão Bt da empresa Dow passou. Reunião plenária da Comissão aconteceu um dia depois da audiência pública em Brasília.


Um dia depois da audiência pública em que ambientalistas, grandes produtores e alguns cientistas se pronunciaram contra a liberação do arroz transgênico da Bayer no Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) decidiu nesta quinta-feira, em reunião plenária, adiar para o segundo semestre deste ano a votação do pedido de liberação da variedade geneticamente modificada. O presidente da CTNBio, Walter Colli, afirmou que vai aguardar alguns pareceres técnicos antes de colocar o arroz LL62 da Bayer em votação.

A decisão aconteceu logo no início da sessão realizada em Brasília no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em seguida, no entanto, os membros da CTNBio votaram o pedido de liberação de outro transgênico, um algodão modificado para resistir a insetos, da empresa Dow, e este foi aprovado por 15 votos a favor e 5contra. Continua

Foto: O arroz é o alimento básico mais consumido no mundo.