segunda-feira, 9 de março de 2009

Também me sinto excomungada!



Fiquei tão irada com o comportamento da Igreja Católica no episódio da garotinha de Pernambuco (aqui , aqui e aqui ), que resolvi fotografar a marcha do Dia Internacional da Mulher, que aconteceu na Paulista. Foi a forma que encontrei de homenagear essa garotinha, a mãe dela, a equipe médica que a assistiu e o pessoal do SOS Corpo , de Recife. Também me sinto excomungada!

Fazia muito, muitos anos, que não ia a uma manifestação como aquela. Acho que a última vez em que estive presente em algo semelhante foi quando o Brasil se uniu para pedir o impeachment do Collor .

Como escrevi a uma amiga ontem: Ki sol! Ki calor! Ki cansaço! Parte das fotos está aqui . Outra ilustra este post. As outras? Se a minha tendinite permitir, pretendo, aos poucos, colocá-las no blog.

Fotos postadas, resolvi dar uma navegada pela net e encontrei uma matéria que me deixou estarrecida: Para jornal do Vaticano, lavadora de roupa foi a verdadeira emancipação feminina . Eles insistem! E como insistem! Com isso, perderam, de novo, a oportunidade de se calar, o que seria, no mínimo, mais respeitoso, mais cristão, e não mostrariam tanta desinformação, tanto preconceito.

Se não bastasse, ligo a televisão e me vejo diante do Fantástico exibindo a matéria O que as mulheres gostariam de ganhar neste dia? Num exercício de puro desespero, fiquei imaginando o que Simone de Beauvoir , Rose Marie Muraro , Heloneida Studart e tantas outras grandes mulheres, pensariam a respeito de uma matéria como essa. Para mim, uma afronta!

Nesse país de sei lá, e como em muitos e muitos lugares do mundo, é o feminismo banalizado.


Adelidia Chiarelli