terça-feira, 24 de março de 2009

O pior dos pesadelos na conservação / Uma árvore que depende da vereda

Via O ECO - Via Globo Rural


O pior dos pesadelos na conservação
Maria Tereza Jorge Pádua

23/03/2009, 12:41

O pior dos pesadelos é assistir, em um programa dominical chamado Globo Rural, o presidente do instituto responsável pela administração das unidades de conservação da natureza no nível federal, denegrir o objeto principal de sua responsabilidade. O mínimo que pode desejar aqueles que viram o depoimento do Presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio) é que ele seja demitido imediatamente.
As declarações de quem deveria primeiramente e mais que qualquer outro brasileiro, defender as unidades de conservação e as áreas de preservação permanente (as já bem conhecidas APPs), sobre quão injusto é se estabelecer unidades de conservação “onde tem gente” sem desapropriá-los imediatamente e; a necessidade de se mudar o Código Florestal, pareciam ser proferidas por um inimigo da biodiversidade e não por alguém que tem o dever de protegê-la e de defender as unidades de conservação, onde a biodiversidade encontra seu único porto seguro.
Porque será que o Presidente, funcionário de carreira do IBAMA, e agora presidente do ICMBio fez declarações tão renhidas contra sua própria função e tão perniciosa para o meio ambiente? Será que foi só para dar uma de “bom moço” para a TV? Será que foi pura covardia, ou, pior, será que foi de total desconhecimento do assunto? Continua


...



A matéria, Uma árvore que depende da vereda, veiculada no programa Globo Rural, no domingo, 22.03.2009, a qual Maria Tereza Jorge Pádua se refere segue, abaixo: