sexta-feira, 17 de maio de 2013

Biblioteca de São Leopoldo se desfaz de obras


JC e-mail 4727, de 16 de Maio de 2013.
Biblioteca de São Leopoldo se desfaz de obras


Parte de acervo está sendo doado em razão de problemas nas instalações do prédio. A reportagem é do Jornal Zero Hora

O que seria uma grande ideia, na verdade, mascara problemas sem solução há pelo menos dois anos. A Biblioteca Municipal Viana Moog, em São Leopoldo, está doando parte do acervo de 40 mil títulos para a população.

São 2,8 mil livros selecionados por apresentarem mau estado de conservação ou em razão do grande número de exemplares. Em 2011, o espaço recebeu uma reforma completa, inclusive com a troca do teto, que estava em vias de entrar em colapso. Agora, a biblioteca entrará novamente em obras, ao custo de R$ 160 mil.

- Houve uma reforma do teto, que seria para conter as seguidas infiltrações. Mas não resolveu o problema. Hoje, estamos em processo de licitação para começar a troca do telhado, o que deve ocorrer em até 40 dias - diz o secretário municipal de Cultura, Alessandro Almeida.

Além das infiltrações, outro problema é a fiação elétrica. Conforme o Corpo de Bombeiros, houve uma advertência em 10 de janeiro de 2012. Como nenhuma melhoria foi feita, em 21 de novembro, foi aplicada uma multa por descumprimento de prazo. Um dos responsáveis pela fiscalização de prédios em São Leopoldo, o primeiro-sargento Ronaldo Amarante afirma que a biblioteca não tem condições de receber eventos ou visitantes.

A prefeitura de São Leopoldo está ciente da falta do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) atualizado. Na sexta-feira, os bombeiros deram um prazo de 10 dias para que a administração da biblioteca substitua a porta principal, ponha fitas coloridas em um vidro e troque a barra de ferro da rampa de cadeirantes. O Centro Cultural (que engloba a biblioteca, o Teatro Municipal e uma galeria de arte) foi liberado de forma temporária.Mesmo com sérios problemas estruturais, o local tem alvará de funcionamento.

- A biblioteca precisa de uma readequação, principalmente em virtude do episódio de Santa Maria - afirmou o secretário de Cultura.

As obras devem ser concluídas em um mês. Mas os trabalhos só iniciarão após a conclusão do processo licitatório. Enquanto isso, clássicos da literatura são descartados do acervo, um dos maiores da região. Bom para usuários como o motorista João Reus de Moraes, 51 anos. Um dos livros levados por ele foi um exemplar de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

(João Vitor Novoa / Zero Hora)