sexta-feira, 24 de maio de 2013

Reitores de Portugal esperam que MEC reveja suspensão de bolsas


JC e-mail 4732, de 23 de Maio de 2013.
Reitores de Portugal esperam que MEC reveja suspensão de bolsas


Texto sobre a decisão do governo brasileiro de suspender a concessão de bolsas de estudos para alunos de graduação do Programa Ciência sem Fronteiras em instituições do país

O Crup (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) divulgou nota lamentando a decisão do governo brasileiro de suspender a concessão de bolsas de estudos para alunos de graduação do Programa Ciência sem Fronteiras em instituições do país. O Crup equivale no Brasil à Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

Segundo a nota divulgada nessa terça-feira (21), a decisão "será corrigida a curto prazo" e as universidades lusitanas "permanecerão abertas a esses estudantes [brasileiros], continuando a acolhê-los com amizade".

A decisão de não enviar novos alunos para Portugal e remanejar os estudantes selecionados nos editais de 2013 foi tomada em março. O objetivo é "estimular os jovens a falar mais uma língua, a conhecer e ter competência específica em outras culturas", informou o ministro da Educação Aloizio Mercadante, quando se reuniu naquele mês em Lisboa com o ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato.

De acordo com a nota dos reitores lusitanos, os estudantes brasileiros de fato não vão para Portugal "para aprender a língua portuguesa, mas sim para frequentar e se graduar em instituições universitárias do Espaço Europeu de Ensino Superior, que aliam à sua grande qualidade um acolhimento só possível por uma cultura e história partilhadas".

Por causa do grande fluxo de estudantes e professores estrangeiros em Portugal, são comuns nas universidades do país aulas em línguas estrangeiras. Existem, há mais de uma década, cursos totalmente ministrados em inglês.

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, disse que em Portugal, assim como no Brasil, "a língua franca da ciência e da tecnologia é o inglês" e mesmo os estudantes de graduação devem "dominar" o idioma por causa da bibliografia. Ele lembra que entre os pesquisadores do doutorado é comum o uso de inglês na produção de artigos científicos, na defesa de tese (com participação de examinadores estrangeiros) e nos projetos de pesquisa feitos em cooperação internacional.

A Universidade de Coimbra é a instituição com maior número de brasileiros em Portugal. O reitor da universidade disse à Agência Brasil que a decisão do governo brasileiro "foi recebida com alguma tristeza" e com "surpresa". Ele salientou que, para acolher estudantes brasileiros, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras agilizou os procedimentos de visto.

A suspensão do programa para Portugal repercutiu fora do país e do Brasil. O secretário executivo da Comissão Econômica para África, Carlos Lopes, disse em uma conferência na sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, na semana passada, que o objetivo de forçar a aprendizagem de outra língua era "é louvável, mas não pode ser radicalizado".

(Gilberto Costa/ Agência Brasil, em Lisboa)