quinta-feira, 9 de maio de 2013

Formol traz risco à saúde mesmo em pequena concentração, diz Anvisa

Via G1
09.05.2013

Operação Leite Compensado investiga fraude no leite no Rio Grande do Sul.
Nove pessoas foram presas desde quarta; transportadoras são suspeitas.


Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou para os riscos do consumo de leite com presença de formol. O informe técnico foi publicado após a Operação Leite Compensado ser deflagrada no Rio Grande do Sul. Ministério da Agricultura e Ministério Público investigam a adição de água e ureia no leite por parte de transportadoras. Nove pessoas foram presas pela fraude desde quarta-feira (8), duas delas já liberadas após depoimento.

"Mesmo em pequenas concentrações, o formol representa um risco à saúde, pois a substância não possui uma dose segura de exposição", afirma Denise Resende, gerente-geral de Alimentos da Anvisa.

Segundo a agência, o formol ou formaldeído é toxico se ingerido, inalado ou se tiver contato com a pele e é considerado cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC) desde junho de 2004. Os tipos de câncer associados à substância são os de nasofaringe, nasossinusal e leucemia. O formol é encontrado na ureia usada pelos fraudadores. CONTINUA!