terça-feira, 15 de julho de 2014

Antônio Nóbrega só quer ficar pra brincar

Via El País
Por São Paulo
14.07.2014

 A especulação imobiliária em São Paulo

. O reconhecido artista e especialista em cultura popular brasileira tenta evitar que o Instituto Brincante, criado por ele e por sua esposa, feche as portas em São Paulo

 
Antônio Nóbrega no teatro do Instituto Brincante.
foto: Bosco Martín
Se tem alguém que vibra e faz vibrar a mais autêntica cultura popular brasileira, e a difunde em palcos de grandes centros do país, é Antônio Nóbrega. Um dos mais importantes pesquisadores das tradições culturais brasileiras, esse músico, dançarino e ator recifense de 62 anos percorreu todo o Brasil vivenciando as diferentes manifestações artísticas regionais e aprendendo com elas para então devolvê-las à sua origem, que são... As pessoas.

Quem o vê íntimo de instrumentos de percussão que a maioria dos brasileiros mal sabe identificar e dançando e cantando frevo ao ponto de ter se tornado um dos maiores representantes desse ritmo autenticamente pernambucano, não imagina que a sua primeira formação é a de um artista erudito. Filho de médico, aluno da Escola de Belas Artes do Recife e violinista e cantor lírico formado, Nóbrega participou de orquestras sinfônicas. Para equilibrar sua vertente clássica, chegou, no máximo, um criar um conjunto de música pop com as irmãs nos anos 60.

Continua!