quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Incêndio provoca danos ao acervo do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo

Via Jornal Nacional
Por Neide Duarte
04.02.2014

Segundo o Corpo de Bombeiros, o prédio funcionava sem vistoria há 17 anos. A direção do Liceu afirmou que, em 2012, apresentou um projeto de reforma ao Corpo de Bombeiros.

Um incêndio provocou danos ao acervo do Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o prédio funcionava sem vistoria há 17 anos.

O lugar das justas medidas, da beleza da arte, se transformou no espaço da destruição. O homem que perdeu as feições. A mulher sem cabeça sentada sobre os escombros. A perfeição de Moisés entre ruínas.

O incêndio não durou mais do que duas horas, mas destruiu parte da memória de São Paulo. O Liceu de Artes e Ofícios tem 140 anos e foi cenário da criação de obras que contam a história da cidade.

Na Pinacoteca do estado, o lustre da entrada principal foi feito no começo do século pelos alunos do Liceu. Os Atlantes, gigantes que servem de pilastra, também. Estes são os moldes para os Atlantes da fachada do Teatro Municipal de São Paulo.

Foi nas oficinas do liceu que Victor Brecheret moldou o Monumento às Bandeiras no parque do Ibirapuera.

David, uma das grandes obras de Michelangelo, perdeu partes dos dois braços no incêndio. Essa e outras 27 esculturas ficaram prejudicadas. Todas elas são reproduções feitas em gesso, importadas da Europa pelo Liceu, em 1906, para servirem de modelo para os antigos alunos do Liceu de Artes e Ofícios.

“Tem muita coisa para ser recolhida e que vão ser restauradas. Eu tenho a impressão que por ser de gesso, vai permitir essa restauração”, avalia Livio de Vivo, presidente do Conselho do Liceu de Artes e Ofícios - SP.

O presidente do Conselho afirma que toda a documentação de segurança estava em dia. “As coisas estavam absolutamente em ordem. E, além do mais, todas as obrigações, Corpo de Bombeiros, de segurança, atendidas plenamente”, afirma Livio de Vivo.

Em nota, o Corpo de Bombeiros diz que o último auto de vistoria venceu 17 anos atrás.

Na noite de terça-feira (4), a direção do Liceu afirmou que, em 2012, apresentou um projeto de reforma ao Corpo de Bombeiros, que teria sido executado no ano passado. Segundo a direção, o prazo para novas vistorias do Corpo de Bombeiros ainda não venceu.

Veja o vídeo!