domingo, 5 de junho de 2011

Polícia investiga morte de abelhas em Lençóis Paulista

Via JCNET
Por Lilian Grasiela
02.06.2011

Lençóis Paulista – A Polícia Civil de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) está investigando o que pode ter provocado a morte de milhares de abelhas, no final de abril, em uma propriedade na zona rural da cidade. O apicultor responsável pelas colmeias acredita em envenenamento pelo uso de agrotóxicos nas lavouras de cana-de-açúcar da região. Amostras de mel e abelhas mortas foram enviadas ao Instituto de Criminalística (IC). O resultado das análises deve ficar pronto em trinta dias.

O professor Celso Eduardo Jacon conta que cria abelhas europeias e meliponinas (sem ferrão) numa propriedade às margens da rodovia Osni Mateus (SP-261), a cerca de três quilômetros do Centro de Lençóis, para efeitos de pesquisa e produção de mel. Em abril, segundo ele, sem nenhuma razão aparente, as abelhas começaram a morrer e ele perdeu cerca de dez colmeias. “Todas as abelhas do apiário que eu tinha aqui próximo a Lençóis morreram”, conta.

De acordo com ele, a mesma situação foi relatada por colegas seus que também criam abelhas em propriedades próximas. Na região, ele estima que cerca de 40 colmeias tenham sido extintas em apenas uma semana, o que representa uma média de seis milhões de abelhas. Um boletim de ocorrência de dano foi registrado na delegacia da cidade no dia 29 de abril e, agora, ele aguarda laudo do Instituto de Criminalística sobre as causas da morte das abelhas. Continua





Morte Abelhas Leme - EPTV Com Media Center - 11.03.2011



Não deixe de ver:
- As abelhas sumiram! / O Silêncio das Abelhas