sábado, 11 de junho de 2011

Soltos, líderes dos Bombeiros pedem anistia

Via blog do Noblat
11.06.2011

O Globo

Nove líderes do movimento dos bombeiros deixaram na noite de [ontem] o Grupamento Especial Prisional (GEP), em São Cristóvão. Eles pretendem passar a noite do lado de fora do quartel de Niterói, onde estão os mais de 400 agentes presos. Há buzinaço na saída dos bombeiros, que seguem de carros particulares.

A prioridade, segundo eles, é a anistia de todos os detidos. A ideia é que todos saiam juntos da prisão pela manhã de sábado. No mesmo dia em que a Justiça determinou a soltura dos bombeiros presos após a invasão do Quartel Central da corporação , o Ministério Público denunciou 431 envolvidos na manifestação.

A denúncia - subscrita pelos promotores de Justiça Leonardo Cuña e Isabella Pena Lucas - aponta a prática de violência nos protestos e desobediência a ordens. Eles enviaram três denúncias à Justiça, e dividiram os militares por tipo de crime cometido.

Uma delas se refere apenas aos 14 líderes do movimento dos bombeiros. Dois PMs também foram denunciados por permitirem que os manifestantes depredassem viaturas. Além disso, 14 militares - dez oficiais e quatro praças - vão responder ainda por terem liderado a invasão ao Quartel Central, o que agrava a pena desse grupo, se condenado.

Leia mais em Líderes de bombeiros deixam GEP e seguem em carreata a Niterói; prioridade é anistia

Leia também:

Cabral adota tom conciliador em relação aos bombeiros e diz acreditar que episódio da prisão dos bombeiros foi superado

Justiça manda soltar os 439 bombeiros presos

Oficial teria advertido PMs por usarem vermelho, para não associarem imagem do batalhão aos bombeiros



ATUALIZAÇÃO:
- Rio: bombeiros deixam quartel marchando e cantando
- Bombeiros são saudados como heróis e ganham força para negociar